NOTÍCIA
  • 15 Jul 2022

DIRIGENTES DOS ÓRGÃOS DE DEFESA E SEGURANÇA RENDEM TRIBUTO AO ANTIGO COMANDANTE-EM-CHEFE DAS FAA

Luanda- Responsáveis de distintos órgãos de defesa e segurança do país, estiveram hoje(sexta-feira), no velório público do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, onde renderam singela homenagem em memória do também ex Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas.

Ao som do coro das FAA, a Praça da República registou, nesta sexta-feira (15) uma afluência considerável de Generais , Comissários, Oficiais Superiores, Capitães, Sargentos, Praças e trabalhadores civis das Forças Armadas Angolanas, da Polícia Nacional e  demais órgãos de defesa e segurança a nível nacional.

José Eduardo dos Santos,  faleceu sexta-feira (8), em Barcelona, Espanha, vítima de doença.

O velório prossegue até domingo, dia 17, apesar de o luto nacional terminar nesta sexta-feira, às 23h59 minutos.

Em declarações à imprensa após prestar tributo ao ex Comandante-em-Chefe das FAA, o Tenente General António de Jesus Fernandes, chefe da Direcção Principal de Educação Patriótica do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, destacou os feitos de José Eduardo dos Santos,  um patriota que contribuiu para conquista da paz, reconstrução e desenvolvimento de Angola .

“Como homem de paz devemos honra-ló, fortalecendo a paz, Unidade e a Reconciliação Nacional“, afirmou na ocasião o Tenente General António de Jesus Fernandes.

Por sua parte José João "Mauas", que foi chefe da guarda presidencial de José Eduardo dos Santos, considerou o malogrado um pai e dirigente político de dimensão indescritível.

Santana André Pitra “Petroff", General reformado, apontou a unidade nacional e no seio do MPLA como os principais feitos de José Eduardo dos Santos.

O secretário para os Assuntos de Defesa Nacional e Veteranos e Forças Armadas da Casa Militar do Presidente da República, Correia Valente, considerou uma perda irreparável a morte do antigo Chefe de Estado angolano.