NOTÍCIA
  • 15 Jul 2022

ANGOLA CUMPRE ÚLTIMO DIA DO LUTO NACIONAL

Luanda – Angola cumpre, hoje sexta-feira, 15, o último dia do luto nacional, pelo passamento físico do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

O luto nacional começou a ser cumprido às 00:00 de sábado, 9, por um período de 7 dias com a bandeira nacional colocada a meia haste e o cancelamento de todos os espetáculos e manifestações públicas.

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, justificou em Decreto Presidencial a homenagem com o facto de José Eduardo dos Santos ter sido "uma figura ímpar da Pátria Angolana, à qual se dedicou desde muito cedo, tendo tido relevante participação na luta contra a colonização, na conquista da Independência Nacional, na consolidação da Nação Angolana, na sua afirmação no contexto das Nações, na conquista da paz e reconstrução e reconciliação nacionais".

No âmbito do programa das exéquias, o Governo criou espaços públicos nas 18 províncias para a apresentação de condolências.

Em Luanda, o local oficial é a Praça da República, que recebeu desde segunda-feira várias centenas de cidadãos, entre entidades políticas, diplomáticas, eclesiásticas e outras.

O programa abriu com a homenagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, ao que se seguiram manifestações de pesar dos deputados, magistrados, sociedade civil, membros de partidos políticos e diplomatas estrangeiros residentes em Angola.

José Eduardo dos Santos morreu aos 79 anos em Barcelona, Espanha, após doença prolongada.

José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017.  Em 2017, renunciou a candidatar-se e o actual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo MPLA, que governa o país desde a independência de Portugal, em 1975.