NOTÍCIA
  • 14 Jul 2022

AGENTES DE EDUCAÇÃO CÍVICA ELEITORAL PARA AS FAA RECEBEM FORMAÇÃO

Luanda- Mais de 40 Educadores Patrióticos participam no  curso nacional de Formação de Formadores para agentes de Educação Cívica Eleitoral, no quadro da preparação das eleições gerais de 24 de Agosto do corrente ano .

Na sessão de abertura, o chefe de Estado Maior General Adjunto das Forças Armadas Angolanas para Educação Patriótica, General João António Santana “Lungo” disse que a  acção formativa enquadra-se na implementação do cronograma de actividades da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), no capítulo da formação de  agentes eleitorais.

Os agentes eleitorais,  segundo o dirigente militar,  terão a responsabilidade de informar e esclarecer aos efectivos dos distintos órgãos de Defesa Nacional e das Forças Armadas Angolanas sobre os procedimentos a observar, com vista  participação activa, cívica e ordeira no processo eleitoral, enquanto  cidadãos com responsabilidades acrescidas.

O General  informou que com o mesmo propósito, decorrem em todas unidades, estabelecimentos e órgãos das FAA, as jornadas de Educação e Exaltação Patriótica.

Nestas jornadas de acordo com  o General  Lungo, os debates rondam a volta de  temas importantes da actualidade, sobretudo, relacionados com a participação dos militares nas diferentes fases deste processo (antes, durante e após das eleições).

Para o formando capitão Pedro Alexandre, a acção formativa tem como objectivo elevar os conhecimentos adquiridos nesta formação aos efectivos das diferentes unidades e sensibilizar os militares a pautarem por uma conduta cívica e ordeira durante o período das eleições.

As eleições deste ano, são as quintas da história de Angola, depois de 1992, 2008, 2012 e 2017.