NOTÍCIA
  • 10 Jul 2022

MINISTRO DO INTERIOR RECONHECE EMPENHO DA MGA NO COMBATE À IMIGRAÇÃO ILEGAL

Luanda - O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, reconheceu domingo (10) os esforços e patriotismo dos efectivos da Marinha de Guerra de Angola (MGA), no combate ao contrabando de combustível e à imigração ilegal.

Numa nota de felicitações em alusão ao 46 aniversário da criação desse ramo das Forças Armadas Angolanas, o governante destacou o papel desempenhado pela MGA na garantia da segurança costeira, assim como no combate à pirataria marítima e pesca ilegal.

 Na missiva o titular da pasta do Interior refere que a MGA, tem realizado missões ao lado dos demais órgãos de defesa e segurança, protegendo os recursos hídricos do país, através das suas regiões navais.

O governante sublinha que a MGA firmou-se logo após a independência nacional abraçando os desafios que se impunham, de defender a pátria e a inviolabilidade territorial, nos cerca de 1.600 quilómetros de fronteira marítima, contra as agressões e invasões externas.

Histórico da MGA

 A Marinha de Guerra Angolana é o ramo naval das Forças Armadas Angolanas, que tem a missão de proteger os 1 600 quilómetros da faixa costeira de Angola.

Este importante ramo das Forças Armadas Angolanas foi  fundado em 1976, por altura da visita do primeiro Presidente e fundador da nação angolana, António Agostinho Neto, à Base Naval  de Luanda, facto que coincidiu com o fim do período de instrução dos seus primeiros militares pós independência do país.

A partir do convés da lancha “Escorpião”, herdada do exército colonial português, António Agostinho Neto salientara o papel da MGA, na preservação da integridade territorial.

Na ocasião, o fundador da Nação angolana advogou que, com “a protecção das águas territoriais (…) neutralizaremos aqueles que querem, de qualquer maneira, roubar o que existe no nosso país”.