NOTÍCIA
  • 01 Jul 2022

CHEFE DE ESTADO ANGOLANO TERMINA PARTICIPAÇÃO NA CONFERÊNCIA DOS OCEANOS

Lisboa - (Dos enviados especiais) O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, terminou quarta-feira ( 29), a visita de alguns dias a Lisboa, Portugal, onde participou no acto de abertura dos trabalhos da conferência internacional das Nações Unidas sobre Oceanos. 

O ponto mais alto da  visita de trabalho na capital portuguesa, de João Lourenço, ficou marcado pelo discurso que fez na Conferência , dia 27, onde na ocasião transmitiu de forma genérica, a mensagem de Angola, com relação à maneira como se pretende que os Oceanos  e os seus enormes recursos sejam tratados.

Na capital lusa, a margem da cimeira onde pontificavam delegações de 193 países entre eles Chefes  de Estado, Governo ou seus reapresentastes, João Lourenço manteve encontros bilaterais com os seus homólogos de Portugal, Marcelo de Sousa, do Quênia, Uhuru Kenyatta e com o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus.

Manteve igualmente encontros separados com Jung Sung-Min, na condição de enviado especial do Presidente da Coreia do Sul,Yoon Suk-yeol, e com o director-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Mariano Grossi, com os quais abordou aspectos de interesse comum .

Ainda em Lisboa, o estadista angolano visitou as instalações da sede do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa (CPLP) e o stand de Angola, espaço concebido para momentos de interação, apresentações orais, debates e exposição de portefólio oceanográfico angolano, por via de painéis informativos, digitais e não digitais, no quadro da Conferência dos Oceanos .

O objectivo deste evento, organizado pelos Governos de Portugal e do Quénia, e que termina a 1 de Julho é de mobilizar o apoio global para  implementar, criar, conservar e utilizar, de uma forma sustentável, os mares, oceanos e os recursos marinhos. 

Atualmente, as ações humanas têm impacte negativo nos mares e oceanos e a sua sustentabilidade deverá ser uma preocupação de todos, abordada por ações ao nível global, nacional, regional e local.

A proteção e conservação dos mares e oceanos é assegurar e proteger o bem estar da Humanidade.

A primeira Conferência dos Oceanos da ONU teve lugar há cinco anos, em Nova Iorque, mas só em 2021, na 26.ª Conferência do Clima (COP 26), em Glasgow, se conseguiu introduzir o oceano no articulado da declaração final, o que representou um avanço em relação ao Acordo de Paris.