NOTÍCIA
  • 15 Jun 2022

JOÃO LOURENÇO ABORDA CRISE RDC/RWANDA COM SG DA ONU

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, abordou terça-feira, com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, a crise reinante na relação entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.

Segundo nota da Secretaria de Imprensa do Presidente da República, durante a conversa telefónica, as duas individualidades consideraram urgente a realização,  da Cimeira  de Luanda, entre o mediador (Angola) e os Chefes de Estado da RDC e Rwanda.

Conforme o documento, João  Lourenço  decidiu enviar, na quarta-feira, o ministro  das Relações  Exteriores  a Dakar (Senegal), para apresentar  ao Chefe de Estado Macky Sall, na qualidade  de Presidente  em exercício  da União  Africana, uma nota verbal sobre os passos dados por Angola em cumprimento  do mandato da Cimeira  de Malabo.

Na passada quarta-feira, 9, a RDC libertou dois soldados rwandeses na sequência de diligências diplomáticas do Presidente angolano, João Lourenço.

A libertação enquadra-se nos esforços do Chefe de Estado angolano tendentes a reduzir a tensão entre a República Democrática do Congo e o Rwanda.

João Lourenço obteve, também, do Presidente rwandês, Paul Kagame, a garantia da libertação do cidadão congolês-democrático Patrick Bala, detido no Rwanda, por quem intercedeu Antoine Felix Tchisekedi Tshilombo.