NOTÍCIA
  • 11 Jun 2022

UNIÃO AFRICANA ENALTECE ACÇÕES DO CHEFE DE ESTADO ANGOLANO

Luanda - O Comité de Representantes Permanentes (COREP) da União Africana (UA) exaltou, no passado dia 9 deste mês , em Adis Abeba (Etiópia), a forma brilhante e efectiva como o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, dirigiu os trabalhos da Cimeira Humanitária Extraordinária e Conferência de Doadores, bem como da reunião extraordinária sobre o Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África.

Os membros do COREP realçaram a forma como o estadista angolano conduziu as sessões, por indisponibilidade do seu homólogo do Senegal, Macky Sall, Presidente da UA, contribuindo, deste modo, para o sucesso dos dois eventos continentais, que decorreram em Malabo (Guiné Equatorial) a 27 e 28 de Maio.

Na última Cimeira da UA, o Presidente João Lourenço foi designado “Campeão/Promotor para a Paz e Reconciliação em África”, devido ao seu engajamento na busca de formas de governação cada vez mais participativas e inclusivas que contribuem para a divulgação de uma cultura nacional de paz, assim como a pacificação no continente, sobretudo no âmbito da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Enquanto Campeão da UA para a Paz e Reconciliação, o Estadista angolano tem a responsabilidade de liderar a mobilização de apoio político e a cooperação dos Estados Membros, assim como galvanizar apoio internacional para que seja dada maior prioridade à prevenção, gestão e resolução de conflitos em África.

Para que o continente ocupe uma posição cada vez mais dinâmica e assertiva na arena global, os Chefes de Estado e de Governo passaram a designar alguns dos seus pares para serem Campeões da UA em áreas temáticas específicas e estratégicas com o objectivo de impulsionar a paz, a estabilidade, o crescimento e o desenvolvimento, bases fundamentais para a consecução da Agenda 2063.

Ao intervir na sessão do COREP, o Representante Permanente de Angola junto da UA, Francisco José da Cruz, agradeceu aos Estados Membros por terem apoiado a proposta do país, apresentada em Fevereiro de 2020 para a realização da Cimeira Extraordinária sobre o Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, assim como pela participação activa no evento.

Francisco José da Cruz sublinhou igualmente o apoio prestado pela Comissão da UA para a concretização da decisão dos Chefes de Estado e de Governo para que a Cimeira tivesse ocorrido, especialmente o Presidente da Comissão, Moussa Faki Mahamat, e o comissário para Assuntos Políticos, Paz e Segurança, embaixador Bankole Adeoye.

O diplomata enalteceu ainda as autoridades da Guiné Equatorial por terem albergado a Cimeira e criado das condições de trabalho para que a mesma tivesse o sucesso reconhecido pelos participantes.

De igual modo, reafirmou o engajamento de Angola em contribuir para a materialização a nível de África de dois temas estratégicos da UA (paz e reconciliação) para se alcançar o silenciar das armas no continente.