NOTÍCIA
  • 26 May 2022

ABERTO O PROGRAMA DE CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DE AGOSTINHO NETO

Luanda – Sob o lema “Angolanos de Mãos Dadas Para o Futuro”, o Memorial António Agostinho Neto acolheu recentemente , a cerimónia de abertura do ciclo de conferência e palestras,  em alusão as comemorações do Centésimo aniversário do primeiro Presidente  de Angola, António Agostinho Neto.

O Secretário de Estado para Defesa e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchikanha, presidiu o acto em representação do Ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria.

As actividades programadas terão a duração de quatro meses, terminando a 17 de Setembro com um culto ecuménico e um acto de condecorações.

Na ocasião o dirigente afirmou que as actividades  a nível do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria e das Forças Armadas Angolanas, enquadram-se no vasto programa do Executivo, para render o merecido tributo a António Agostinho Neto, politico, escritor, médico, humanista, considerado Herói Nacional.

O responsável referiu que as múltiplas dimensões do fundador da nação angolana, ultrapassam as fronteiras nacionais pela sua enorme contribuição, em prol da luta dos povos oprimidos do mundo, sua liberdade, independência e auto-determinação .

Na ocasião , foi proferida  uma palestra  com o tema : Dimensão Política e Cultural de Agostinho Neto. Foi orador da mesma o deputado da Assembleia Nacional, Roberto de Almeida.

Na sua intervenção, Roberto de Almeida destacou a figura de Neto, que muito cedo teve uma visão  de verdadeiro nacionalista.

Agostinho Neto, nasceu a 17 de Setembro de 1922 em Kaxikane, Catete e faleceu em 10 de Setembro de 1979 em Moscovo, Russia.