NOTÍCIA
  • 11 May 2022

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO PARTICIPA EM REUNIÃO DE ALTO NÍVEL DA UNIÃO AFRICANA

Luanda- O Presidente da República, João Lourenço, participou ao princípio da noite terça-feira (10), numa cimeira da Mesa da Assembleia Geral dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, convocada pelo Presidente em exercício da organização política continental, o Chefe de Estado senegalês, Macky Sall.

A reunião de alto nível serviu para discutir o acesso às vacinas fabricadas em África, a sua comercialização internacional sobretudo, e outros pontos candentes da actualidade mundial, como o impacto em África da crise resultante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. 

Sobre o primeiro tema , recorde-se, existe o compromisso assumido na sexta Cimeira União Europeia-África, realizada em Fevereiro passado em Bruxelas, de se criar condições financeiras e infra-estruturais para que o Egipto, o Quénia, a Nigéria, o Senegal, a África do Sul e a Tunísia possam produzir vacinas contra a Covid-19. Neste aspecto, foi avaliado o estado de implementação da referida promessa, que engaja fundamentalmente a Organização Mundial da Saúde, no plano científico.

Quanto ao conflito Rússia e Ucrânia, as preocupações dos estadistas participantes da cimeira desta noite que decorreu em formato virtual  giraram em torno da subida dos preços dos produtos básicos sobretudo os provenientes daqueles dois países, o que resulta numa situação dramática para África, já de si afectada pelos efeitos negativos da COVID 19 e outros flagelos. Os bens atingidos pela alta de preços em consequência directa do conflito que envolve a Rússia e a Ucrânia são nomeadamente o petróleo, gás natural, farinha de trigo e óleo de girassol, entre outros.