NOTÍCIA
  • 11 May 2022

ANUNCIADO PROGRAMA DA CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DE AGOSTINHO NETO

Luanda - O Executivo angolano apresentou oficialmente, esta terça-feira (10), em Luanda, o programa geral das comemorações alusivas ao Centenário de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, falecido em Setembro de 1979, por doença.

Segundo o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, estão previstas várias manifestações políticas e culturais, com destaque para uma Conferência Internacional sobre a Vida e Obra de Agostinho Neto, a ter lugar em Junho, um culto ecumênico, dia 17 de Setembro, e um acto solene de condecorações. 

Durante o programa da efeméride serão também reeditadas as obras "Sagrada Esperança"  e "Renúncia Impossível". Será ainda realizado um Festival Nacional da Cultura (Fenacult) Especial.

Adão de Almeida,  afirmou que é necessário reconhecer a dedicação e o empenho de Agostinho Neto na defesa dos valores patrióticos e na transmissão de valores para as actuais e futuras gerações.

O legado de Neto, defendeu, inspira várias gerações a empreenderem a mesma luta e elevarem a consciência nacional, para a preservação da unidade nacional.

Durante o lançamento do programa das festividades, que tem como lema "Angolanos de mãos dadas para o Futuro",  foi apresentada a logomarca do Centenário.   

António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane (Icolo e Bengo), e faleceu a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo (Rússia).

Considerado o pai da Nação, proclamou, a 11 de Novembro de 1975, a independência de Angola.