NOTÍCIA
  • 11 Jan 2022

ANGOLA E CABO VERDE ANALISAM COOPERAÇÃO BILATERAL

Luanda – Os presidentes de Angola, João Lourenço, e de Cabo Verde, José Maria Neves, abordaram, esta segunda-feira, em Luanda, a cooperação entre os dois estados.

O primeiro dia de trabalho do Presidente cabo-verdiano em Angola iniciou no Memorial António Agostinho Neto, onde fez a deposição de uma coroa de flores e assinou o livro de honra.

O Chefe de Estado de Cabo Verde iniciou domingo uma visita de três dias a Angola, a sua primeira, de caracter de Estado, ao exterior, que considera um “sinal forte” no reforço das relações entre os dois países.

Conversações Oficiais

Após o encontro privado, os dois Chefes de Estados presidiram a uma reunião ministerial , onde trataram de questões ligadas às perspectivas e reforço da cooperação nos diversos domínios .

Ao discursar na reunião o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, defendeu a aposta no fortalecimento das relações de amizade e de cooperação económica com Cabo Verde, num quadro de reciprocidade de vantagens.

João Lourenço, sublinhou que o fortalecimento das relações bilaterais deve ter em vista desenvolver uma cooperação estratégica no interesse dos respectivos povos.

O Estadista angolano reconheceu os obstáculos impostos pela pandemia da Covid-19 que, nos últimos anos, condicionou o crescimento económico de Angola e de Cabo Verde.

PR cabo-verdiano considera Angola parceiro importante

Por sua parte, o  Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, considerou Angola um parceiro importante que tem dado um contributo para o desenvolvimento do seu país .

Ao falar em conferência de imprensa, José Maria Neves destacou o tratamento no domínio da amizade, cooperação política e econômica  que Angola tem dado a Cabo Verde.

José Maria Neves que se encontra em Angola, em visita oficial de trabalho , reconheceu ainda o papel das autoridades angolanas no contributo diplomático que tem prestado para resolução dos conflitos a região austral e central de África , e a nível do continente africano, em geral .

“Contamos com Angola como importante parceiro para continuarmos a gesta de desenvolvimento de Cabo Verde e de África”, exprimiu .

A visita a Angola é a primeira de José Maria Neves ao exterior, desde que assumiu a chefia do Estado cabo-verdiano, em Novembro do ano transacto.