NOTÍCIA
  • 27 Nov 2021

HOSPITAL MILITAR PRINCIPAL -INSTITUTO SUPERIOR REALIZA RASTREIO DO CANCRO DA PRÓSTATA

Luanda- No âmbito das actividades que visam saudar o “Novembro Azul”, o Hospital Militar Principal Instituto -Superior, realizou recentemente, um programa de rastreio para prevenção e combate ao cancro da próstata .

A cerimónia foi presidida pela Directora  ( médica) do Hospital Militar Principal Instituto Superior, Brigadeiro, Filomena Maria Cândida Franco Burity da Silva Neto .

Ao intervir no acto, Filomena Neto explicou  que o Hospital Militar, juntou-se a causa, por ser uma instituição de saúde pública, comprometida com o bem-estar de todos.

“Começamos com uma mega campanha de distribuição de folhetos, a informar sobre às causas e consequências das pessoas portadoras da doença”, afirmou

Na sua intervenção  a responsável militar falou dos factores decorrentes das causas da doença.

Disse que a doença é propensa aos homens com mais de 60 anos . Apontou também o histórico familiar, a obesidade e factores ambientais como causas da doença .

Por sua parte, a médica Belinha Jorge Quimbundo, do Hospital Militar Principal, apresentou alguns dados estatísticos da doença registados nesta unidade hospitalar.

“Controlamos os doentes pelos exame de biópsia. Em 2019 tivemos um registo de 146 exames, dos quais 44 positivos; em 2020 tivemos 97 exames, dos quais 37 positivos”, informou .

Explicou que os números no país tendem a subir, por isso, apelou aos cidadãos a testagem antecipada para prevenção.

Na ocasião foram  feitas testagem no local, tendo alguns cidadãos manifestado satisfação pela forma como interagiram com as equipas médicas .

 O objectivo da jornada “Novembro Azul” foi de consciencializar às pessoas, principalmente os homens, para prevenção do câncer da próstata.