NOTÍCIA
  • 28 Oct 2021

PR INTEIROU-SE DO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÓMICO DA PROVÍNCIA DO UÍGE


Uíge- O Presidente da República, João Lourenço, no âmbito do programa de visitas às diferentes províncias do país, esteve na cidade do Uíge, onde durante dois dias (26 e 27), inteirou-se do nível de desenvolvimento sócio-económico da região .

João Lourenço que esteve acompanhado de vários ministros, manteve um encontro de trabalho com responsáveis da província do Uíge.

Durante a reunião foi feita a avaliação do estado dos diferentes sectores da acção governativa naquela província. A interacção permitiu também abordar o estado geral de desenvolvimento do território.   

O Titular do Poder Executivo que se fez acompanhado da primeira dama da República, Ana Dias Lourenço manteve ainda encontros em separado com representantes da sociedade civil, durante os quais auscultou as principais dificuldades que afligem a população. 

O Chefe de Estado testemunhou a inauguração do hospital do bairro Catapa, arredores da cidade do Uíge, com capacidade para 90 camas e visitou também o futuro Centro Tecnológico da província.

Antes de deixar a cidade do Uíge, o Chefe de Estado visitou uma Feira Agrícola em que estão representados os 16 municípios que compõem a província.

Na amostra, além de produtos agrícolas, estão expostas peças de artesanato, gado (bovino, caprino e suíno), bem como mobiliário fabricado localmente.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que a província do Uíge tem uma população estimada em 1.662.047 habitantes.

Com uma área de 58.698 quilómetros quadrados, a província é constituída por 16 municípios, designadamente Uíge, Alto Cauale, Ambuíla, Bembe, Buengas, Bungo, Milunga, Damba, Maquela do Zombo, Mucaba, Negage, Puri, Quimbele, Quitexe, Sanza Pombo e Songo.

O Uíge tem forte potencial na produção agrícola. Entre os produtos mais cultivados na região estão o café, feijão, dendém, amendoim (ginguba), mandioca e batata doce.

A par da agricultura, a província destaca-se, igualmente, na criação de gado (bovino, suíno e caprino) e na actividade piscatória.