NOTÍCIA
  • 21 Oct 2021

PRESIDENTE DA RCA ESTEVE EM LUANDA

O Presidente Faustin Archange Touadéra, da República Centro Africana, efectuou nesta quinta-feira (21), uma visita de algumas horas a Angola, durante a qual manteve um encontro de trabalho com o seu homólogo angolano João Lourenço.

 

Questões ligadas a paz, segurança e estabilidade política na República Centro Africana estiveram em análise durante a reunião privada entre os dois Chefes de Estado.

 

Angola dirige, por dois anos, a Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL). 

 

A RCA, país desta sub-região, vive desde a passada semana uma situação de cessar-fogo no seu longo conflito, resultado de esforços internos e diligências diplomáticas levadas a cabo pelo Presidente angolano, que levaram à realização de três mini-cimeiras em Luanda no decurso do corrente ano.

 

O Chefe de angolano na qualidade de presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) tem sido informado regularmente pelo homólogo da RCA sobre a situação nesse país, que, a 15 deste mês, decretou um unilateralmente um cessar-fogo em todo o território.

 

Na sequência do anúncio do cessar-fogo, o Presidente João Lourenço, em nome da CIRGL, saudou o povo centro-africano, considerando a decisão como o reconhecimento de que o diálogo aberto e construtivo entre todos as forças vivas é a melhor via para o alcance da paz e estabilidade tão ansiada pelo povo centro-africano. 

 

Antecedentes da conflito armado na RCA

 

Na última sexta-feira (15), o Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, anunciou um cessar-fogo unilateral, por parte do exército no conflito com grupos rebeldes, que aceitaram a trégua, à excepção de duas importantes organizações.

 

O anúncio surge em consequência dos esforços empreendidos pela Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

 

Desde o golpe de Estado perpetrado pelo grupo rebelde “Seleka“, que conduziu à queda de François Bozizė, ex-Presidente centro-africano, o país esteve mergulhado numa situação de insegurança crescente.

 

As populações foram obrigadas a deixar as suas aldeias, face aos violentos confrontos de carácter étnico e religioso.

 

Desde Dezembro de 2020, cerca de 60 mil cidadãos fugiram da violência, que assola a RCA, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

 O actual Chefe de Estado, Faustin-Archange Touadéra, venceu as presidenciais de 27 de Dezembro último, com 53,16 por cento dos votos, contra 21,69 por cento do seu principal adversário, o antigo primeiro-ministro Anicet Georges Dologuéle.

 

As eleições decorreram num contexto de insegurança. Dez dias antes do pleito, seis dos mais poderosos grupos armados da RCA, que controlam dois terços do território e cuja maioria apoia o antigo Presidente François Bozizė (cuja candidatura foi invalidada), aliaram-se à Coligação dos Patriotas para a Mudança.

 

Estes grupos armados lançaram, a 19 de Janeiro, uma nova ofensiva em direcção à capital Bangui, para impedir a reeleição do Presidente Touadera e a realização do escrutínio.

 

O ataque foi repelido pelas tropas centro-africanas, com o apoio de cerca de 12 mil "capacetes azuis" da MINUSCA, a força da ONU de manutenção da paz, e de para-militares russos.

 

A CIRGL foi criada com o objectivo de resolver questões de paz e segurança, após os conflitos políticos que assolaram a região, em 1994.

 

Os países membros CIRGL são: Angola, Burundi, Congo, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, República Unida da Tanzânia, Uganda e Zâmbia.