NOTÍCIA
  • 19 Oct 2021

LUANDA- ANGOLA E TURQUIA, ASSINARAM SEGUNDA-FEIRA, EM LUANDA, MAIS SETE ACORDOS DE COOPERAÇÃO

Luanda- Angola e Turquia, assinaram segunda-feira, em Luanda, mais sete acordos de cooperação em vários domínios, no quadro do reforço das relações bilaterais existente entre ambos países.

Os referidos instrumentos jurídicos foram rubricados na presença dos Chefes de Estado de Angola, João Lourenço e da Turquia, Recept Tayip Erdogan, este último que efectuou uma visita oficial de trabalho de dois dias ao país.

Neste âmbito os dois Governos assinaram acordos de cooperação em matéria aduaneira, nos domínios da agricultura, educação e indústria, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

Foi, igualmente, assinada uma declaração conjunta para o estabelecimento da Comissão Económica e Comercial entre os dois países, com trocas comerciais avaliadas em mais de 130 milhões de dólares.

Os dois Governos rubricaram, ainda, memorandos de entendimento relacionados com os pelouros do Turismo, Comércio,  Indústria e Tecnologia.

Um outro instrumento jurídico, relacionado com um protocolo de cooperação entre a Rádio Nacional de Angola e a corporação de Rádio e Televisão da Turquia, foi também assinado.

Os instrumentos jurídicos foram rubricados após o encontro entre as delegações ministeriais dos dois países, que estiveram reunidas ao princípio da tarde desta segunda-feira, no Palácio Presidencial. 

Experiência e influência da Turquia

Ao discursar na abertura das conversações o Chefe de Estado angolano, João Lourenço reafirmou que Angola conta com a experiência e influência da Turquia, uma das mais importantes economias da Euro Ásia, para trilhar o caminho do crescimento e do desenvolvimento.

"É nossa pretensão contar com o vosso apoio, experiência e influência, sabemos que a Turquia é uma das mais importantes economias da região Euro Ásia, para que Angola trilhe os caminhos do crescimento e do desenvolvimento, interrompidos pela pandemia da Covid-19", exprimiu o Presidente João Lourenço.

Indicou que a pandemia da Covid-19 acarretou consigo danos incalculáveis, em sectores que representam motores de funcionamento e manutenção do Estado angolano.

Crédito do Governo Turco

Por sua parte, ao discursar também na mesma cerimónia o Chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou um crédito de 500 milhões de dólares para o incremento da cooperação com Angola nos mais diversos domínios.

 

Recep Tayyip Erdogan manifestou interesse em apoiar o desenvolvimento económico de Angola, nos demais variados sectores com particular realce, da agricultura, indústria , do comércio, turismo, defesa e segurança  e energia .

Salientou que o início de voos directos entre os dois países visa incrementar a cooperação nos domínios da educação, agricultura, turismo e indústria, incluindo a militar, com vantagens recíprocas.

Disse haver muito para fazer em Angola no sector da energia, na exploração do potencial agrícola e gás natural, bem como na indústria militar, para potenciar os esforços de pacificação da região e no mundo.

A deslocação a Angola do Chefe de Estado da Turquia é retribuição da visita do Presidente João Lourenço àquele país euro-asiático, ocorrida de 27 a 29 de Julho do corrente ano, durante a qual foram rubricados 10 acordos de cooperação bilateral.

As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980.