NOTÍCIA
  • 18 Oct 2021

SAM NUJOMA RECEBIDO NO PALÁCIO PELO PRESIDENTE ANGOLANO

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu  sexta-feira, em Luanda, o Presidente Fundador da República da Namíbia, Sam Nujoma, com quem abordou questões de interesse comum .

Em declarações aos jornalistas, no final da audiência ocorrida no Palácio da Cidade Alta, Sam Nujoma recordou o “papel desempenhado por Angola na libertação da Namíbia”.

“Sem o apoio de Angola,  a Namíbia até hoje continuaria sob domínio colonial . Por isso estamos aqui para exprimir o nosso respeito e gratidão ao Governo e povo angolano”,  acrescentou o antigo Presidente namibiano.

Depois de conquistar a Independência, a 11 de Novembro de 1975, Angola permitiu à Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO, da Namíbia) e ao Congresso Nacional Africano (ANC, da África do Sul) a utilização do seu território, para que ambas organizações levassem a cabo a luta política, diplomática e armada contra o regime do Apartheid vigente na África do Sul.

Esse apoio culminou com a independência da Namíbia a 21 de Março de 1990.

Sam Nujoma, membro fundador e o primeiro presidente da SWAPO, serviu três mandatos como primeiro Presidente da Namíbia, de 1990 a 2005.

Angola e Namíbia mantêm excelentes relações de amizade e cooperação bilateral.