NOTÍCIA
  • 10 Oct 2021

GENERAL FURTADO ENALTECE ENVOLVIMENTO DAS FAA NA ESTABILIDADE DE ANGOLA

Luanda – O Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, General Francisco Pereira Furtado, valorizou neste sábado, em Luanda, o papel desempenhado pelas Forças Armadas Angolanas (FAA), na estabilidade e desenvolvimento do país.

 

Ao discursar na cerimónia do 30.º aniversário de existência das Forças Armadas Angolanas (FAA), comemorado hoje (sábado), o General Francisco Furtado enalteceu também a 

participação dos três Ramos das FAA, Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra, nas actividades sociais, no processo de desminagem, bem como na construção das estradas.

 

Na sua intervenção, o Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, destacou os avanços levado a cabo 

 pelas Forças Armadas, com particular realce, para a diversificação da economia, manutenção da ordem e segurança pública.

 

Afirmou que em função do momento que o mundo atravessa com a pandemia da Covid-19, as FAA são chamadas a apoiar a Polícia Nacional, na missão de fiscalizar o controlo do cumprimento das medidas de prevenção e combate desta doença.

 

Explicou que as Forças de Defesa e Segurança não devem permitir que a paz e a estabilidade sejam ameaçadas.

 

Neste particular, apelou aos efectivos dos órgãos de Defesa e Segurança do país a manterem-se firmes na proteção dos cidadãos, da soberania e integridade territorial, dos símbolos nacionais, bem como das instituições públicas e da democracia.

 

“Passados 30 anos da sua criação, as FAA são consideradas uma instituição militar organizada, coesa, respeitada, sob orientação do Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço.

 

GENERAL DISCIPLINA REITERA APOIO

 

Neste particular, o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, General de Exército, Egídio de Sousa Santos “Disciplina” que também discursou no acto, reiterou a total disponibilidade e prontidão desta instituição militar, na defesa da pátria, da soberania e integridade territorial, no quadro da legalidade constitucional, tendo sempre presente a garantia do normal funcionamento do estado democrático e de direito.

 

O dirigente militar homenageou os antigos Chefes de Estado-Maior General e a todos aqueles que ao longo destas três décadas de luta e vitórias, tiveram uma árdua missão em conduzir o processo de formação dos elementos das FAA.

 

A cerimónia decorrida na Escola Superior de Guerra, no município de Viana, contou com a presença 

do Comandante Geral da Polícia Nacional, Paulo de Almeida, Generais, Adidos militares acreditados na República de Angola, entre outros convidados.

 

As Forças Armadas Angolanas (FAA) foram criadas a 09 de Outubro de 1991, ao abrigo dos acordos de Bicesse (Portugal), que surgiu da junção das ex-FAPLA (governo) e FALA (UNITA).