NOTÍCIA
  • 09 Oct 2021

MINISTRO DA DEFESA FELICITA FAA

Luanda - O  ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, General , João Ernesto dos Santos “Liberdade”, felicitou sexta-feira (8), as Forças Armadas Angolanas (FAA), por ocasião do 30º aniversário da sua fundação,  que se celebrou sábado, dia 09.

Na mensagem por ocasião da efeméride, o titular da pasta da Defesa  lembrou que a data marca um  acontecimento de extrema importância.

“A data  significa a assumpção da idade adulta" das Forças Armadas Angolanas, destaca na missiva o governante .

Sublinhou o facto de as FAA terem sobre si "enormes responsabilidades" no contexto da segurança e defesa nacionais do Estado angolano.

Segundo João Ernesto dos Santos, trata-se de pressupostos inegociáveis na relação com os demais agentes do cenário político internacional de que o Estado angolano é parte integrante.

No documento, o ministro destacou também o contributo das Forças Armadas Angolanas no combate à Covid-19 e de outras doenças oportunistas.

As FAA foram criadas a 09 de Outubro de 1991.

A institucionalização das FAA tem como base os Acordos de Bicesse (Portugal), rubricados em 1991, entre o Governo angolano e a UNITA, ao abrigo do qual seriam fundidas as Ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), Exército Governamental, e as extintas Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), então componente militar da UNITA.