NOTÍCIA
  • 08 Oct 2021

COMUNICADO DE IMPRENSA "SOBRE O 30° ANIVERSÁRIO DAS FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS"


A 9 de Outubro do ano em curso, as Forças Armadas Angolanas, celebram o 30° aniversário da sua criação, na sequência dos Acordos de Paz para Angola rubricados em Bicesse (Portugal) entre o Governo e a UNITA em 1991.

Como Exército Nacional Único, a brilhante trajectória percorrida pela nossa Instituição Militar até aos dias de hoje, regista momentos de glória, de que se destaca o seu papel decisivo no alcance da paz definitiva em 2002, fruto do sacrifício consentido pelos melhores filhos da Pátria, muito dos quais, à custa da própria vida.

Na fase actual, as Forças Armadas Angolanas, desenvolvem com êxito o processo da sua reestruturação e reequipamento de modo à adequar o seu "modus operandi" aos desafios do presente e do futuro, sob liderança do seu Comandante-em-Chefe, Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço.

Além da sua missão principal de garantir a defesa da Pátria, as FAA têm contribuído com êxito em missões de interesse público, de Apoio à Paz e Ajuda Humanitária no país e nas sub-regiões Austral e Central do nosso continente, no âmbito da SADC, CEEAC, da União Africana e da Organização das Nações Unidas.

Outrossim, importa realçar o desempenho dos profissionais dos Serviços de Saúde Militar que ocupam a linha da frente na prevenção e combate à pandemia da Covid-I9.

As comemorações deste 30° aniversário, estão a ser assinaladas em todo o território nacional com um vasto programa de actividades cujo acto central terá lugar este sábado 9 de Outubro na Escola Superior de Guerra, 

sob o Lema:  "FAA-30 Anos de Luta e de Vitórias na Defesa da Integridade Territorial.