NOTÍCIA
  • 06 Oct 2021

COVID-19: ANGOLA PREVÊ VACINAR 15 MILHÕES DE PESSOAS

Luanda – Angola prevê vacinar cerca de 15 milhões de cidadãos maiores de 18 anos contra a Covid-19, disse, segunda-feira, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.

 

O Estadista angolano falava à imprensa depois de ter visitado a sede da Comissão Multissectorial para a Prevenção e Combate à Covid-19.

Para o Presidente da República, a solução para o problema da Covid-19 passa, a par de outras medidas secundárias, pela vacinação massiva, inclusive de cidadãos estrangeiros residentes.

 

De acordo com o Presidente João Lourenço, Angola deverá receber até ao final deste ano, mais sete milhões e 700 mil doses de vacina da "Sinopharm”.

Acredita que o grau de adesão aos postos de vacinação vai melhorando dia apôs dia, e que o Executivo pode garantir que não faltarão vacinas.

 

O Presidente crê que se está próximo da meta e assegurou que serão abertos mais postos de vacinação por todo o país, por forma a corresponderem com o nível de adesão, concentrando a maioria deles em Luanda, que alberga perto de um terço da população do país.

 

Reconheceu haver já alguma fadiga entre os componentes das equipas de vacinação, em quase dois anos de pandemia, mas enalteceu o seu sacrifício e dedicação, para que grande parte da população seja imunizada e salva do vírus.

 

Questionado sobre o posicionamento de cidadãos que alegam não haver obrigação constitucional para a vacinação, João Lourenço lembrou que a vacina só traz benefícios e não faz mal a ninguém. Acreditamos que os cépticos acabarão por ter “a coragem” para entregar o braço à vacina, disse.

Exortou à adesão massiva aos postos de vacinação gratuita, pois acredita que as bichas (filas) vão diminuir a medida que a vacinação for prosseguindo, e com o aumento do número de postos, evitando que as pessoas façam longas caminhadas para se poderem vacinar.

 

As autoridades sanitárias anunciaram, esta segunda-feira, o registo de 428 novos casos, 7 óbitos e a recuperação de 67 pacientes.

 

No geral, Angola conta com um cumulativo de 59.371 casos, dos quais 1.584 óbitos, 48.259 recuperados e 9.528 activos, sendo 27 críticos,  35 graves, 181 moderados, 82 leves e 19.213 assintomáticos.