NOTÍCIA
  • 17 Sep 2021

FAA ENALTECEM PAPEL DO FUNDADOR DA NAÇÃO

As Forças Armadas Angolanas enalteceram ontem 16 de Setembro em Luanda os feitos do primeiro Presidente da República de Angola no âmbito do dia 17 de Setembro, dia do fundador da Nação e do Herói Nacional, uma palestra subordinada ao tema; A dimensão política do doctor António Agostinho Neto, acto que teve lugar na Escola Superior de Guerra das FAA. 

 

Na ocasião, o palestrante Dr. Fernando Jaime, começou com uma citação do fundador da Nação “Não basta que seja pura e justa a nossa causa, é necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós”. Citou.

 

Durante a sua intervenção o prelector disse que falar da vida e obra de António Agostinho Neto, é uma honra que faz-se com lealdade, com objectividade, cientificidade, falar com objectividade de Neto, implica recuar no século XV para identificar o processo de colonização, para retratar o primeiro dia que Diogo Cão, pisou pela primeira vez neste espaço geográfico que chama-se Angola 1482, enalteceu.

 

A margem da palestra foi depositada uma coroa de flores no busto do Dr. António Agostinho Neto e teve também o momento cultural.

 

Participaram do encontro Oficiais Generais, Almirantes, Superiores, capitães e subalternos, Sargentos, Praças, Cadetes, Trabalhadores civis dos três Ramos das FAA e de distintos convidados.

 

António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola proclamou a independência nacional a 11 de Novembro de 1975, morreu em Moscovo em 1979 na ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS).

 

Menongue acolhe hoje o acto central do 17 de Setembro, que está a ser assinalado com várias actividades, que decorrem sob o lema “Com os ideais de Neto, Honremos a Pátria Angolana”.