NOTÍCIA
  • 02 Aug 2021

CHEFE DE ESTADO ANGOLANO EFECTUOU VISITAS ÀS REPÚBLICAS DA TURQUIA, GUINÉ E DO GHANA

Turquia - O Presidente da República, João Lourenço, efectuou recentemente, uma digressão por três países, que o conduziu sucessivamente, as Repúblicas da Turquia, Guiné e do Ghana, no quadro do reforço das relações de amizade e cooperação com estes países.

Na Turquia, o Presidente João Lourenço manteve um encontro de trabalho com o seu homólogo, Recep Tayyup Erdogan, com quem abordou assuntos de interesse comum.

Em dois dias de visita, (27 e 28de Julho), na cidade de Ankara, o Chefe de Estado angolano, à frente de uma delegação integrada por vários ministros, cumpriu um programa que permitiu passar em revista as questões essenciais da relação entre Angola e a Turquia. 

Na sequência destas acções, foram assinados vários acordos que envolvem os domínios dos Transportes (ligação aérea entre os dois países), a cooperação militar, o Comércio, a Economia, os Recursos Minerais e também aspectos consulares e diplomáticos, designadamente a eliminação de vistos em passaportes de serviço, diplomáticos e especiais. 

O programa da missão do Presidente João Lourenço a Turquia ficou ainda marcado pela realização de um fórum económico empresarial que contou com a participação de dezenas de empresários dos dois países .

No fórum empresarial, o Estadista angolano ao discursar destacou o potencial económico de Angola e as múltiplas iniciativas tendentes a melhorar progressivamente o ambiente de negócios.  

 

VISITA À REPÚBLICA DA GUINÉ

 

Na Guiné, para além do encontro de trabalho que manteve com o seu homólogo, Alpha Condé, o Chefe de Estado angolano visitou, o Porto de Conakry, com capacidade para armazenar 600 mil contentores por ano.

Acompanhado pelo Presidente guineense Alpha Condé, o Presidente João Lourenço esteve no cais e no terminal de contentores, este último com uma área de 12 hectares. 

Durante a visita de dois dias (30 e 31 de Julho), do Presidente João Lourenço a Guiné, uma série de outros compromissos foram assumidos, na altura, nos domínios político-diplomático, defesa, e segurança, transporte, geologia e minas. 

Em Conacri, João Lourenço foi condecorado com a Grã-Ordem Nacional da República da Guiné, a mais alta distinção do país. 

Manteve também um encontro com vários ex-militares guineenses que combateram em Angola nos momentos decisivos da história recente do país. 

 

MISSÃO DO PR NA REPÚBLICA DO GHANA

 

Na Cidade de Accra, República do Ghana, onde o Chefe de Estado angolano cumpriu igualmente uma visita de dois dias, (2 e 3 de Agosto), manteve de igual modo, um encontro com o seu homólogo, Nana Akufo-Addo, com quem falou das perspectivas de cooperação entre ambos países.

Durante a visita foram também assinados novos memorandos de entendimentos, com realce para os sectores mineiro e industrial. 

Em Accra, o Presidente João Lourenço participou também um fórum empresarial que contou com a presença de empresários do Ghana e de Angola.

A visita do Presidente João Lourenço ao Ghana, última etapa da sua digressão, termina esta terça-feira, devendo regressar a Luanda, quarta-feira.