NOTÍCIA
  • 24 Jul 2021

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ENCERRA ANO LECTIVO 2020/2021

A Escola Superior de Guerra encerrou nesta sexta feira 23 de Julho de 2021 o ano académico 2020/2021, sessão presidida pelo General João António Santana ``Lungo´´ Chefe do Estado Maior General Adjunto das Forças Armadas Angolanas para Educação Patriótica.

 

Na ocasião, o General manifestou satisfação pela prontidão e maturidade demonstradas na gestão dos cursos ministrados no referido estabelecimento de ensino militar durante este ano difícil e atípico, onde os docentes, discentes, consultores e orientadores, tiveram a coragem e determinação para enfrentar os actuais desafios.

 

Referiu que a valorização da cultura militar e das tradições combativas dos povos do nosso continente, no quadro da cooperação multilateral, passa necessariamente pelo conhecimento e valorização da história militar de África, como um todo.

 

Pelo valor que esta escola representa, na nossa Região torna-se necessário e urgente, prestar-mos muita atenção na formação e superação do pessoal do quadro docente, dotando-os de suficiente capacidade pedagógico-militar, de conhecimento e domínio da didática geral para que transmitam, melhor, os conhecimentos científicos que dispõe. Assim, a seleção destes quadros deve, particularmente, visar oficiais com comprovada experiência militar, adquirida em teatros de guerra, em acções de busca e salvamento, em missões de apoio à Paz e de ajuda humanitária, referiu o General.

 

O importante discurso proferido por Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, no encontro realizado com as chefias militares, no dia 17 de Dezembro de 2020, lançou o desafio aos militares reformados, para se disporem a passar o seu rico testemunho às novas gerações, através do ensino das ciências militares nas Academias e institutos das Forças Armadas Angolanas, lembrou.

 

Hoje, independentemente da esfera de Defesa da soberania nacional, somos uma Instituição militar ou académica que é parte integrante de uma larga comunidade científica que ultrapassa as fronteiras geográficas, estendendo-se a vários pontos do Mundo, pois não é possível pertencermos a uma comunidade cultural, se não tivermos o domínio da sua história, disse.

 

Exortou aos finalistas a não perderem de vista a investigação científica que farão deles admiráveis comandantes e destacados chefes militares, com altas qualidades técnico-profissionais, capazes de cumprirem as missões que lhes forem    confiadas nas mais diversas e complexas circunstâncias.

 

Aos Oficiais de Países amigos, deixamos uma nota de reconhecimento, pelo nível de organização e de disciplina demonstrados ao longo do curso e desejamos-vos bom regresso à casa e continuados êxitos na materialização prática dos conhecimentos adquiridos e, acima de tudo, muita saúde e prosperidade, extensivo às vossas respectivas famílias.

 

Durante o ano académico, foram ministrados cursos de estratégia e Arte Operativa; Curso Superior de Comando e Direcção; Curso de Asseguramento Moral e Psicológico; Curso de Comando e Estado Maior; Curso de Promoção a Oficial Superior; Curso de língua Inglesa; Curso de Língua Russa e o curso de Língua Portuguesa.

 

Participaram da actividade efectivos das Forças Armadas, representantes da Polícia Nacional bem como do Ministério da Defesa, Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.