NOTÍCIA
  • 14 Jul 2021

PRESIDENTE DA REPÚBLICA ESTEVE EM MISSÃO DE TRABALHO NA PROVÍNCIA DO CUNENE

Cunene - O Presidente da República, João Lourenço, efectuou recentemente uma visita à província do Cunene, sul do país, onde inteirou-se do desenvolvimento socioeconómico da região.

 

No primeiro dia da visita o Chefe de Estado que se fez acompanhar da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, reuniu-se com os membros do Governo local, tendo se inteirado da situação socioeconómico da província.

 

No mesmo dia, o Presidente João Lourenço reúniu-se, igualmente, com os governadores do Cunene, do Cuando Cubango, da Huíla e do Namibe, províncias atingidas pela seca.

 

A agenda do Estadista compreendeu também audiências às autoridades tradicionais, religiosas, aos empresários e jovens.

 

Sábado, último dia da visita, o Estadista angolano deslocou-se à localidade de Cafu, para ver de perto o andamento do projecto estruturante de combate aos efeitos da seca, que compreende o sistema de captação de água no rio Cunene, o processo de bombagem, a conduta e o canal aberto.

 

João Lourenço já esteve no Cunene em Maio de 2019, na altura atingido por uma seca severa, com mais de 200 mil famílias a necessitar de ajuda de emergência para garantirem a subsistência alimentar. Antes, visitou localidades afectadas pela estiagem na província do Namibe.

 

Após constatar as necessidades da região, o Executivo angolano iniciou a implementação de um programa de emergência de apoio às populações, para fazer face à seca.