NOTÍCIA
  • 09 Jun 2021

CEMG ENCABEÇA DELEGAÇÃO ANGOLANA À CONFERÊNCIA DA CEEAC A NÍVEL MILITAR NO CONGO BRAZZAVILLE

Brazzaville-A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), realizada a 5 deste mês em Brazzaville (República do Congo), foi antecedida de um encontro a nível militar, onde a delegação Angolana foi encabeçada pelo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, General de Exército, AntónioEgídio de Sousa Santos “Disciplina”.

Integraram a comitiva Angolana que participou de 1 a 4 de Maio nas sessões de trabalho, o Comissário Geral Paulo de Almeida, Comandante Geral da Polícia Nacional, o Embaixador de Angola naquele país, Miguel César Domingos Bembe, bem como Oficiais Generais, Comissários eSuperiores dos Órgãos de Defesa e Segurança.

No encontro, que antecedeu a sessão especial da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CEEAC no âmbito do Conselho de Paz e Segurança da África Central, foi analisada a situação política e de segurança na República do Tchad.

A Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo do COPAX da CEEAC, foi convocada por Denis Sassou Nguesso, Presidente da República do Congo e líder em exercício da OrganizaçãoRegional.

Estiveram presentes altos responsáveis de Angola, Burundi, Congo Democrático, Camarões, República Centro Africana, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, Ruanda e Tchad, apoiados por uma Comissão da Organização.

A Cimeira, é a instância superior do COPAX, e nesta primeira sessão especial, foram realizadas três sessões de trabalho, sendo a de peritos dos Chefes de Estado Maior e Comandantes de Polícia, da Gendarmerie e a de Ministros, que compõem as Relações Exteriores, Defesa, Interior, Segurança, Forças Armadas e Comandantes de Polícia.

Os Chefes de Estado e de Governo emitiram uma Declaração sobre a situação política e de segurança no Tchad e decidiram apoiar o processo de transiçãopacíficanaquele País. 

Recomendaram ainda a criação de um mecanismo para a luta contra o mercenarismo na região da África Central.