NOTÍCIA
  • 26 May 2023

XVI REUNIÃO METODOLÓGICA DOS ÓRGÃOS DA FAN DECORRE NA PROVÍNCIA DO CUNENE

Ondjiva - Comandantes adjuntos dos órgãos de Educação Patriótica das Forças Áreas Angolanas (FAN) estão reunidos desde hoje, quinta-feira, dia 26, no Cunene, para avaliar o grau de cumprimento das recomendações da última reunião e das actividades desenvolvidas durante o ano de instrução 2022/2023.

Durante dois dias (25 e 26 deste mês), os participantes ao XVI encontro metodológico vão também reflectir sobre as jornadas de educação e exaltação patriótica aos efectivos da FAN e projectar as linhas de orientação do trabalho de educação patriótica a desenvolver no ano de instrução 2023/2024.

Na sessão de abertura, o Comandante da Força Área Nacional (FAN), general Virginio António Pinto, disse que o bom educador patriótico tem a matriz de educar, elogiar e censurar, apoiando-se em valores como patriotismo, fidelidade, lealdade, solidariedade, firmeza, coragem, respeito e camaradagem.

Por seu turno, a governadora provincial do Cunene, Gerdina Didadelwa, destacou a importante da XVI reunião Metodológica dos Órgãos de Educação Patriótica da força área Nacional, na província do Cunene, mais propriamente na cidade de Ondjiva.

“Sentimo-nos privilegiados por acolher este tão importante evento, envolvendo um dos ramos das nossas forças armadas, fazendo jus ao passado histórico e heróico da nossa província, por quanto foi aqui onde foram registadas algumas importantes batalhas que elevam o nosso patriotismo e orgulho nacional", referiu.

Argumentou que "as inesquecíveis batalhas de resistências contra a ocupação colonial, protagonizadas pelo célebre rei Mandume-Ya-Ndemufayo e outros soberanos, inspiraram a resistência demonstradas na Cahama, Chipa, Cuvelai e Ondjiva, contra o exército sul-africano, que ambicionava ocupar a província do Cunene e, consequentemente, atingir o resto do território Nacional, nos anos de 1975 a 1981.

Gerdina Didadelwa sublinhou que tem a plena consciência de que os temas agendados para esta reunião serão discutidos com a profundidade merecida, no sentido de se alcançar as metas definidas, esperando que os seus resultados continuem a inspirar actuas e as futuras gerações da juventude angolana, no geral, e do Cunene, em particular, galvanizando-as para sua participação nas tarefas da defesa da pátria.

Estão presentes na reunião os chefes de direcção para Educação Patriótica, comandantes adjuntos, entre outros.