Notícias



  • 28 Sep 2023
  • Comentarios
ACADEMIA DA FORÇA AÉREA NACIONAL LANÇA NOVOS FINAL...

A Academia da Força Aérea Nacional (AFAN) sita no município da Catumbela, província de Benguela, realizou no dia 22 de Setembro último a cerimónia de graduação de cadetes que frequentaram naquele estabelecimento de ensino superior militar o 4º Curso de Licenciatura em Ciências Militares Aeronáuticas. Foram no total 39 jovens militares finalistas dos cursos de Pilotagem, Comando Táctico de Defesa Antiaérea e de Tropas Radiotécnicas, e de Administração Aeronáutica.

O acto de encerramento e de graduação dos finalistas foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, General de Aviação Altino Carlos José dos Santos, na presença de distintas entidades militares do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, dos Ramos Militares, bem como de entidades governamentais e académicas da província de Benguela.

Durante o acto assistiu-se à distinção do Subtenente Jenilson António Tati, finalistas do curso de Administração Aeronáutica, que se sagrou como melhor aluno. Pelos êxitos obtidos, foi-lhe outorgado um Diploma de Mérito.

O 4º Curso de Licenciatura da AFAN contou com a participação de três militares do género feminino, sendo uma do curso de Comando Táctico de Tropas Radiotécnicas e as outras duas do curso de Administração Aeronáutica.

O 4º Curso da AFAN teve duração de seis anos lectivos.

Saiba mais
  • 28 May 2023
  • Comentarios
FORÇA AÉREA NACIONAL PROMETE REFORÇAR TRABALHO D...

Cunene -  A Força Área Nacional (FAN) defende a necessidade de continuar a  reforçar o trabalho de educação patriótica do seu efectivo, a nível do país, com o objectivo de elevar a coerência e o amor a Pátria.

A recomendação foi feita  sexta-feira  ( dia 26), durante o acto de encerramento da XVI Reunião Metodológica dos Comandantes adjuntos dos Órgãos de Educação Patriótica deste Ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA),

Na ocasião o Comandante adjunto da FAN para Àrea de Educação Patriótica, Tenente-general Baltazar Pimenta, defendeu a necessidade de se trabalhar mais com os efectivos para o refrescamento das acções de mobilização e resgate dos valores morais .

Sublinhou que os educadores patrióticos devem manter as qualidades de elogiar, censurar e apoiar-se em valores como o patriotismo, lealdade, solidariedade, firmeza, coragem, respeito e camaradagem.

No encontro, iniciado quinta-feira (25), os participantes analisaram, entre outros temas, o grau de cumprimento das recomendações da última reunião e das actividades desenvolvidas, durante o ano de instrução 2022/2023.

A reunião, sob o lema “Órgãos de Educação Patriótica da FAN, rejuvenescer, para manter a Soberania do Espaço Aério Nacional”, também analisou as linhas de orientação do trabalho de educação patriótica, a desenvolver no ano de instrução 2023/2024.

Saiba mais
  • 26 May 2023
  • Comentarios
XVI REUNIÃO METODOLÓGICA DOS ÓRGÃOS DA FAN DECORRE...

Ondjiva - Comandantes adjuntos dos órgãos de Educação Patriótica das Forças Áreas Angolanas (FAN) estão reunidos desde hoje, quinta-feira, dia 26, no Cunene, para avaliar o grau de cumprimento das recomendações da última reunião e das actividades desenvolvidas durante o ano de instrução 2022/2023.

Durante dois dias (25 e 26 deste mês), os participantes ao XVI encontro metodológico vão também reflectir sobre as jornadas de educação e exaltação patriótica aos efectivos da FAN e projectar as linhas de orientação do trabalho de educação patriótica a desenvolver no ano de instrução 2023/2024.

Na sessão de abertura, o Comandante da Força Área Nacional (FAN), general Virginio António Pinto, disse que o bom educador patriótico tem a matriz de educar, elogiar e censurar, apoiando-se em valores como patriotismo, fidelidade, lealdade, solidariedade, firmeza, coragem, respeito e camaradagem.

Por seu turno, a governadora provincial do Cunene, Gerdina Didadelwa, destacou a importante da XVI reunião Metodológica dos Órgãos de Educação Patriótica da força área Nacional, na província do Cunene, mais propriamente na cidade de Ondjiva.

“Sentimo-nos privilegiados por acolher este tão importante evento, envolvendo um dos ramos das nossas forças armadas, fazendo jus ao passado histórico e heróico da nossa província, por quanto foi aqui onde foram registadas algumas importantes batalhas que elevam o nosso patriotismo e orgulho nacional", referiu.

Argumentou que "as inesquecíveis batalhas de resistências contra a ocupação colonial, protagonizadas pelo célebre rei Mandume-Ya-Ndemufayo e outros soberanos, inspiraram a resistência demonstradas na Cahama, Chipa, Cuvelai e Ondjiva, contra o exército sul-africano, que ambicionava ocupar a província do Cunene e, consequentemente, atingir o resto do território Nacional, nos anos de 1975 a 1981.

Gerdina Didadelwa sublinhou que tem a plena consciência de que os temas agendados para esta reunião serão discutidos com a profundidade merecida, no sentido de se alcançar as metas definidas, esperando que os seus resultados continuem a inspirar actuas e as futuras gerações da juventude angolana, no geral, e do Cunene, em particular, galvanizando-as para sua participação nas tarefas da defesa da pátria.

Estão presentes na reunião os chefes de direcção para Educação Patriótica, comandantes adjuntos, entre outros.

Saiba mais
  • 06 Apr 2023
  • Comentarios
EFECTIVOS DA FAN ESCLARECIDOS SOBRE A IMPORTÂNCI...

Luanda - Efectivos da Força Aérea  Nacional ( FAN), participaram no passado dia 30 de Março , na Base Aérea de Luanda,  numa  palestra subordinada ao tema “Os Caminhos Percorridos para a Pacificação do País”,  no âmbito das celebrações dos 21 anos de Paz e Reconciliação Nacional em Angola, comemorado a 4 de Abril .

Na sua intervenção o dirigente militar falou dos vários percursos de conversações entre as partes beligerantes ( Governo e UNITA) que culminou finalmente com a assinatura do Memorando de Entendimento complementar ao Protocolo de Lusaka , e consequentemente a rubrica dos acordos de paz em 4 de Abril de 2002, sem mediação externa .

Por sua parte, o Tenente-General José Adriano Paulino, Comandante da Região Aérea Norte que  prestigiou o acto em representação Comandante da FAN, realçou  a importância dos ganhos  da paz , fruto dos 21 de reconciliação  nacional.

Participaram na cerimônia  efectivos dos distintos órgãos  e departamentos da FAN , bem como  trabalhadores civis deste ramo das Forças Armadas Angolanas.

Saiba mais