NOTÍCIA
  • 24 Jan 2023

FORÇA AÉREA NACIONAL REGISTA CRESCIMENTO

Saurimo - O Comandante adjunto da Força Aérea Nacional (FAN) para a Educação Patriótica, Tenente-general Baltazar Pimenta, disse sábado (21), que este Ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA) ganhou mais quadros e melhorou a técnica e o nível de conhecimento para trabalhar com resiliência e determinação na garantia da inviolabilidade do espaço aéreo nacional.

O  Oficial General presidiu o acto central do 47º aniversário da criação da FAN, que decorreu em Saurimo, província da Lunda Sul, sob o lema "Força Aérea Nacional 47 anos, mantendo a soberania do espaço aéreo”.

Realçou que apesar das dificuldades que o ramo tem vivido ao longo dos tempos, registou-se um crescimento em termos de quadros, técnica e de conhecimento.

Lembrou que passados 47 anos de existência, a visão e o foco da instituição estão virados para a formação do homem novo e transmissão de legados combativos às novas gerações, as quais têm a obrigação de absorver toda a experiência e maturidade acumulada.

Para o dirigente militar é necessário acreditar na força da juventude, na sua vontade inovadora e no espírito de iniciativa, para se imprimir a motricidade que toda e qualquer organização moderna precisa.

Adiantou que paralelamente ao desafio da formação e transmissão de legados, deve-se   manter os altos níveis de disciplina e de organização, para garantir a preservação da técnica recentemente adquirida no quadro do programa de reestruturação e reedificação em curso.

Acrescentou que no quesito do fortalecimento, a FAN está a trilhar bons caminhos, sendo prova disso os novos talentos que têm saído  do Centro de Instrução de Tropas, localizado na cidade de Saurimo.

O acto foi testemunhado pelo vice-governador para área política e social, Mendes Gaspar, pelo arcebispo da arquidiocese de Saurimo, Dom Manuel Imbamba, e por responsáveis dos três Ramos das FAA.

 

Missão da FAN

A FAN como Ramo das Forças Armadas tem por missão primordial garantir a defesa e  vigilância do espaço aéreo nacional.

Em conjunto com o Exército e a Marinha de Guerra Angolana, cabe à FAN participar e cooperar na realização de operações aero-terrestres e aero-navais, contribuindo para a garantia da Independência Nacional, da integridade territorial, da liberdade e segurança das populações contra qualquer agressão ou ameaça externa, no quadro da ordem constitucional e do Direito Internacional.

Cabe  também a Força Aérea cooperar de forma integrada na defesa militar da Nação, competindo-lhe especificamente aprontar, empregar e sustentar as suas forças para defendeu  o espaço aéreo nacional vigiar áreas vitais – a Zona Económica Exclusiva (ZEE) e assegurar a protecção de interesses Nacionais e cooperar nas batalhas aéreo-terrestres e aero-navais.

A Força Aérea foi fundada a 21 de Janeiro de 1976, pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.