Notícias



  • 22 Sep 2021
  • Comentarios
FORÇA AÉREA REALIZA TIRO REAL DE DEFESA ANTI-AÉREA

Um exercício de Tiro Real Combativo com o emprego de Canhões AZP 37mm foi realizado no dia 30 de Julho, pelo 181º Grupo Independente de Defesa Anti-Aérea da Região Aérea Norte. 

O exercício, realizado no âmbito da preparação combativa referente ao Ano de Instrução 2021/2022, ocorreu concretamente no município de Muconda, província da Lunda-Sul e teve como objectivo a constatação do estado dos equipamentos e o seu manuseamento com vista à manutenção da operacionalidade.

Saiba mais
  • 31 Aug 2021
  • Comentarios
EFECTIVOS DA FAN INTEGRAM SAMIM

Vinte efectivos da Força Aérea Nacional que integram a Força em estado de alerta, denominada SAMIM (SADC Mission in Mozambique), no âmbito dos protocolos de defesa mútua da organização regional, seguiram para Moçambique, numa missão que corporiza o patriotismo e valoriza os militares das Forças Armadas Angolanas.


A referida missão é a primeira, desde que foi aprovada, pela Assembleia Nacional, a Lei 15/21 (sobre o envio de Contingentes Militares e Forças Militarizadas Angolanas ao Exterior do País), tal como fez referência o Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, General-de-Exército na Reforma, Francisco Pereira Furtado que marcou presença no momento do embarque.

 

Pereira Furtado recomendou aos membros da missão que “sendo uma missão de Estado, auguramos de todos vocês, muita disciplina, alto espírito de missão e de corpo que caracterizam as nossas Forças Armadas, particularmente a Força Aérea e que saibam realmente cumprir com zelo, organização e determinação para que a missão seja coroada de êxito”.

 

Por seu turno, o Tenente-General Cristóvão Miguel da Silva Júnior, 2º Comandante da Força Aérea Nacional, em representação do Comando do Ramo, ao usar da palavra na cerimónia oficial de despedida realizada um dia antes do embarque, destacou igualmente a necessidade de haver “alto espírito patriótico e de disciplina para o cumprimento desta espinhosa mas, honrosa missão”.

 

O chefe da missão dos efectivos angolanos na SAMIM (Missão da SADC em Moçambique), Coronel Dionísio Quipungo, falando aos nossos microfones, à margem da cerimónia de despedida, revelou ter confiança no êxito da missão, justificando que, “as nossas Forças Armadas vêm de uma longa experiência e é essa que procuraremos mostrar neste auxílio que iremos prestar ao povo irmão de Moçambique”.

 

Revelou na mesma perspectiva que o sentimento é de grande responsabilidade pelo facto de, tal como fez questão de sublinhar, “todo engajamento de uma força numa missão como esta é sempre rodeada de elevada responsabilidade”, assegurou.

 

O Coronel Piloto-Aviador, António Figueiredo “Tony Figueiredo”, Comandante da Aeronave Il-76, o cargueiro indicado para o cumprimento desta missão, referiu que se sente bem e que “darei o meu melhor para cumprir com zelo e disciplina mais esta das muitas missões que vimos cumprindo”.


A missão angolana na SADC em apoio à Moçambique, deverá permanecer naquele País, cerca de 90 dias.

Saiba mais
  • 25 Jun 2021
  • Comentarios
FORÇA AÉREA NACIONAL REALIZOU UM EXERCÍCIO COM TIR...

A Força Aérea Nacional realizou no dia 18 de Junho, no Polígono do Caraculo, província do Namibe, um exercício de tiro real com emprego de aeronaves do tipo SU-30K e K-8W.

O exercício teve como objectivo consolidar hábitos e habilidades para aprimorar e elevar a proficiência no emprego combativo da aviação contra alvos de superfície.

No fim da actividade, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, General de Exército António Egídio de Sousa Santos “Disciplina”, avaliou positivamente o exercício, afirmando:

“Este exercício reflecte a preocupação do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas em geral e do Comando da Força Aérea Nacional em particular de elevar o nível de proficiência e do estado de Prontidão Combativa dos Pilotos e Técnicos”.

As aeronaves SU-30K e K-8W, de fabrico Russo e Chinês, respectivamente, são as mais recentes aquisições da Força Aérea Nacional em termos de técnica da aviação nas Força Armadas Angolanas.

Saiba mais
  • 03 Jun 2021
  • Comentarios
TÉCNICOS DA FORÇA AÉREA NACIONAL RECUPERAM HELICÓP...

Luanda - Efectivos da Direcção de Armamento e Técnica e do Regimento Aéreo de Helicópteros, da Força Aérea Nacional, receberam certificados de mérito, por terem recuperado algumas Aeronaves do tipo MI-171SH, que estavam inoperantes à algum tempo.

Os técnicos da Força Aérea recuperaram os helicópteros num período de 14 meses, na Base Aérea de Luanda.

A cerimónia de entrega dos diplomas decorreu no passado dia 28 de Maio, na capital, sob orientação do General Altino Carlos José dos Santos, Comandante da Força Aérea Nacional.

Na sua breve intervenção, o General, Altino Santos destacou a importância do trabalho levado a cabo pelos técnicos militares do Ramo.

“O feito protagonizado pelos especialistas do Regimento Aéreo coadjuvados por outros especialistas da Direcção de Armamento e Técnica do Ramo, confirma a simbiose que existe entre a vontade que temos de melhorar sempre, na busca da excelência” sublinhou.

Após a entrega formal de diplomas aos técnicos pelos feitos alcançados, foram agraciados ainda com uma Menção Honrosa do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas.

No mesmo acto, receberam igualmente certificados de reconhecimento alguns integrantes da Brigada Artística da Força Aérea Nacional pela sua participação no programa “Live no Cubico”, da Televisão Pública de Angola.

 

Saiba mais