NOTÍCIA
  • 10 Nov 2023

NAVIO DA MARINHA DE GUERRA DA ÍNDIA ATRACA EM LUANDA

Luanda – Um Navio da Marinha de Guerra da Índia denominado “INS Sumedha” esteve atracado em Luanda, durante três dias do mês em curso (Novembro), no âmbito do aprofundamento das relações entre a Marinha de Guerra e da congénere Indiana. 

O Navio INS Sumedha  permaneceu em águas do território nacional, no Porto de Luanda, de 3 a 6 de Novembro.

Segundo o Comandante do Navio Capitão-de-Fragata M C Chandeep, para além do reforço das relações  de cooperação entre a Índia e Angola, a presença da embarcação também esteve inserida no  programa de troca de experiência entre efectivos das Marinhas de Guerra Angolana e indiana, no quadro do exercício militar “PASSEX”.

Entre as actividades desenvolvidas pela tripulação indiana em Luanda, constaram os habituais cumprimentos protocolares à Capitania do Porto de Luanda, a Direcção Nacional de Política de Defesa Nacional e a Base Naval de Luanda, durante a qual  foi recebida  pelo Comandante daquela instituição militar angolana , Contra-Almirante João Pedro Adão Cambole.

Na sua intervenção, o Contra-Almirante João Pedro Adão Cambole, fez um breve resumo sobre o percurso histórico da Marinha de Guerra Angolana, seus projectos e o futuro do Ramo.

O navio INS Sumedha (P58) é o terceiro navio patrulha da classe Saryu da Marinha indiana, projectado e construído para realizar operações de apoio à frota, patrulhamento costeiro e offshore, vigilância oceânica e monitoramento de linhas marítimas de comunicações e activos offshore, bem como tarefas de escolta.