NOTÍCIA
  • 18 Oct 2023

PROMOVIDOS OFICIAIS SUPERIORES DA MARINHA DE GUERRA ANGOLANA

Luanda - No âmbito  de carreiras militares das Forças Armadas Angolanas, realizou-se no passado dia 12 de Outubro, a cerimónia de promoção e tomada de posse em diferentes cargos de oficias superiores, na sala de Conferências Comandante Orlog, situada na Base Naval de Luanda, em acto dirigido pelo Comandante da MGA Almirante Valentim Alberto António.

A cerimónia foi presenciado pelos Vice-almirantes, Victor Fernandes Alberto, Comandante Adjunto da MGA para a Educação Patriótica e Manuel de Jesus Ferreira “Yangui”, Chefe do Estado-Maior deste ramo .

Ao abrigo da Ordem Nº 010/2023 do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, General-de-Aviação Altino Carlos José dos Santos, orientou o Comandante da Marinha de Guerra Angolana, Almirante Valentim Alberto António para dirigir a cerimónia de promoção dos oficiais do Quadro Permanente do Ramo em comissão normal de serviço.

Ao dirigir-se aos oficiais contemplados, o dirigente militar da MGA  disse que o compromisso prestado deve ser levado de forma continua, no percurso militar, nas áreas ora colocados, uma vez que este posto é o mais alto na carreia de um militar.

Realçou que “todo o militar deve aspirar aos postos de chefias militares, para isso, é necessário o conhecimento e habilidades no desempenho das suas actividades”.

O Comandante, apelou  aos quadros do ramo para conjugação de sinergias, com vista o desenvolvimento da NGA, tendo  solicitado empenho e esforços de todos oficiais para que no futuro possam ser oficiais Almirantes por mérito próprio.

Na ocasião, o Almirante Valentim exortou  aos  ora promovidos que os graus militares não servem de “estilo”, mas demonstram, perante os militares e a sociedade, uma grande responsabilidade, “por isso, devem ser exemplares no dia a dia”., acrescentou .

De acordo com o Comandante do Ramo, é substancial que os subordinados dos oficiais ora promovidos, sigam o mesmo caminho do conhecimento e a aplicar com inteligência e dedicação as capacidades intelectuais, técnicas e militares, pois são eles os futuros substitutos.

Por isso,  prosseguiu “há necessidade de potenciar estes subordinados em diversas áreas do saber, a medida em que os mais novos vão indo a reforma tomar posse em cargos de chefias, alguns também estão indo a reforma, portanto a potencialização em diversas áreas do saber deve ser permanente no nosso seio”.

Foram promovidos ao grau militar de Capitão-de-Mar-e-Guerra os Capitães-de-Fragata, nomeadamente,  Carlos Castro Domingos, para o cargo de Chefe da Repartição de Logística da Região Naval Norte, Domingos Mateus Pedro Camundo, para o cargo de Chefe da Repartição de Estudos, Projectos e Fiscalização de Obras da Direcção de Engenharia Naval e Infraestrutura da MGA, Hélio Lutuima dos Santos Monteiro, para o cargo de Chefe da Repartição de Planeamento e Programação Financeira da Direcção de Administração e Finanças da MGA, e  Narciso Augusto José  para o cargo de Comandante da Base de Fuzileiros da Brigada de Fuzileiros Navais da MGA. 

Estiveram presentes, oficiais Almirantes, Superiores, Tenentes-de-Navio, Subalternos, Sargentos e Praças.