NOTÍCIA
  • 09 Jul 2023

CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FAA DESTACA TRAJECTÓRIA DA MGA

Luanda - O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, General de Aviação, Altino dos Santos, destacou nesta sexta-feira, numa mensagem de felicitações, a  “rica” trajectória percorrida pela Marinha de Guerra Angolana( MGA), desde a sua criação, a 10 de Julho de 1976.

Na missiva endereçada aos oficiais Almirantes, Superiores, Tenentes-de-Navios e Subalternos, Sargentos, Marinheiros e trabalhadores civis ao serviço do ramo, por  ocasião da celebração do 47º aniversário da MGA que se assinala dia 10 de Julho do corrente ano,  o General Altino dos Santos augura que a efeméride seja festejada com júbilo, entusiasmo, sentido de responsabilidade e elevado espírito de missão.

“Desde  a sua criação em 1976,  a trajectória do ramo foi marcada por varias metamorfoses estruturais e organizativas que tem permitido o adestramento permanente dos seus efectivos e o progressivo reequipamento e modernização das Unidades com meios técnicos modernos que têm garantido uma maior capacidade no cumprimento exitoso da sua nobre missão de assegurar firmemente a defesa dos superiores interesses da nação através das águas nacionais”, lê-se na mensagem .

De acordo o General Altino dos Santos, hoje,  a Marinha de Guerra Angolana afirma-se orgulhosamente como ramo em crescente desenvolvimento dotado de profissionais experientes, firmes e capazes de ombrear com as suas congéneres no combate á pirataria marítima, a pesca ilegal e crimes que que ocorrem no mar.

Sublinha que os  desafios do presente e do futuro são exigentes. Com tudo  a permanente prontidão operacional da nossa Marinha, transmite a plena confiança de que a nossa soberania nacional através do mar jamais será posta em causa.

“Nesta ocasião festiva, reitero as minhas vivas felicitações e os votos de que nossos bravos marinheiros continuem a defender com bravura o mar territorial e a zona económica exclusiva com a mesma mestria, coragem e determinação de sempre, mantendo presente que a Pátria, aos seus filhos não implora, ordena”, conclui a mensagem do dirigente militar.

A Marinha de Guerra Angolana é o ramo naval das Forças Armadas Angolanas, que tem a missão de proteger os 1 600 quilómetros da faixa costeira de Angola.