NOTÍCIA
  • 08 Jul 2023

COMANDO NAVAL DE CABINDA REAFIRMA DEFESA DA INTEGRIDADE TERRITORIAL

Cabinda – O Comando Naval da Marinha de Guerra Angolana em Cabinda reafirmou, nesta sexta-feira, dia 7 de Julho, a prontidão do efectivo na protecção e defesa das fronteiras marítimas e fluviais na região, tendo em vista manter a integridade territorial do país.

Essa posição foi expressa pelo Comandante Naval da Marinha de Guerra Angolana em Cabinda, Contra-Almirante Vaz Gonçalves, na abertura da Jornada do Mar, em saudação aos 47 anos da Marinha de Guerra Angolana (MGA), a celebrar-se segunda-feira (10).

Na ocasião, o responsável militar informou que no quadro desta estratégia as forças da MGA têm realizado missões de vigilância conjuntas com outros órgãos de defesa e segurança, incluindo a Capitania.

É com essa visão estratégica e económica, prosseguiu, que o Executivo angolano vem apostando numa Marinha de Guerra cada vez mais capaz de proteger os interesses dos angolanos no mar territorial.

O dirigente lembrou que o “mar é um espaço tradicional de circulação, um espaço de recursos biológicos, reservatório de energias e minerais e de lazer”.

Lamentou o facto de o mar ser vítima de poluição, daí a necessidade de garantir a sua segurança, sendo uma das missões da Marinha de Guerra Angolana.

Disse que é nesse quadro que o Comando Naval Cabinda da MGA tem transmitido informações úteis e trabalhado na sensibilização sobre Guia Prático do Marinheiro, junto dos diferentes autores do mar.

A jornada do mar, alusiva aos 47 anos da criação da MGA tem como objectivo fundamental partilhar conhecimentos sobre o mar e a preservação do ecossistema e promover a consciência marítima para o uso diversificado do pelas suas populações.

O vice-governador de Cabinda, para o sector Económico, Macário Lembe, encorajou os efectivos do Comando Naval Cabinda da Marinha de Guerra Angolana, o sentido de missão na protecção das fronteiras marítima e fluviais da província, contra imigração ilegal, contrabando e do narcotráfico.

A Marinha de Guerra Angolana tem a missão de proteger as águas marítimas e fluviais do território nacional e ouros objectivos estratégicos do país.