NOTÍCIA
  • 07 Apr 2023

PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONDECORA COMANDANTE DA MARINHA DE GUERRA PELO SEU CONTRIBUTO À PAZ

Luanda - As comemorações do 21º aniversário da Paz e da Reconciliação Nacional, cujo ponto mais alto foi assinalado a 4 de Abril último, em Luanda, foram marcadas com outorga de medalhas a diversas individualidades nacionais, dentre eles o Comandante da Marinha de Guerra Angolana, Almirante Valentim Alberto António.

A cerimónia de condecoração foi presidida pelo Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Manuel Gonçalves Lourenço, que atribui ao Almirante Valentim António a Medalha do Mérito de 1ª Casse.

A condecoração do Comandante da MGA e outras individualidades militares e civis contempladas é uma forma de reconhecimento público da Pátria pelos seus feitos por Angola e pelos angolanos ao longo de várias etapas que marcaram a história do país.

Com a mesma medalha foram também condecorados os antigos Comandantes da Marinha de Guerra Angolana, os Almirantes Augusto da Silva Cunha “Gugu” e Francisco José “Chico Zé”.

Os Almirantes na reforma Gaspar Santos Rufino e Feliciano António dos Santos “Paxi”, foram galardoados com a Ordem do Mérito Militar do 2º Grau .

A título póstumo póstumo, foi igualmente condecorado o General Jorge Manuel dos Santos “Sukissa” com a Ordem do Mérito Militar do 1º Grau.