NOTÍCIA
  • 04 Feb 2023

TERMINOU EXERCÍCIO OBANGAME EXPRESS 2023

Luanda –  O Exercício militar  Obangame Express 2023 que decorreu de 23 de Janeiro, a 02 de Fevereiro , terminou com  a realização  de uma cerimónia oficial de encerramento, decorrida nesta sexta-feira (3), na Base Naval de Luanda, sob orientação do Estado-Maior da Marinha de Guerra Angolana (MGA), Vice-Almirante Manuel Ferreira de Jesus.

 

Ao intervir no acto, em representação do Comandante da MGA ,Vice- Almirante , Manuel de Jesus afirmou que o Exercício  teve como objectivo melhorar a segurança marítima, no Golfo da Guiné e no Oceano Atlântico.

 

A manobra militar Obangame Express 2023, decorreu em simultâneo em todos os países que fazem parte da arquitetura de Yaoundé (Camarões), cuja sede e o Estado Maior está  baseada em Lagos, Nigéria.

 

O dirigente informou que no Exercício, este ano, participaram 27 países de de África, quatro da Europa e três da  América .

 

Por sua parte, o porta-voz do Exercício, Capitão de Corveta José Prazeres Baba explicou que a manobra visou exercitar os acordos internacionais, inter-regionais e regionais, bem como o código de conduta de Yaoundé, no âmbito da segurança marítima no Golfe da Guiné.

 

De acordo com  o porta-voz, os resultados do Exercício foram alcançados na ordem de 100 por cento das acções planificadas pela organização .

Foram realizadas manobras militares em terra e no mar. Angola participou com efectivos da  Força Aérea Nacional, Polícia Nacional, do Serviço de Migração e Estrangeiro,  ministério da Saúde, entre outros.