NOTÍCIA
  • 08 Jul 2022

REGIÃO NAVAL NORTE TERÁ NOVAS INFRAESTRUTURAS DE APOIO NAVAL NO SOYO

O Executivo angolano está a reforçar a capacidade operacional da Marinha de Guerra Angolana dotando-lhe com meios navais e infraestruturas capazes de garantir uma uma maior prontidao combativa .

O objectivo segundo fontes oficiais é assegurar melhor a vigilância maritima e a defesa da soberania das águas nacionais. 

Na sequência do reforço da capacidade operacional da MGA, a Base Costeira do Soyo vai ter um novo cais que receberá navios de guerra de grande porte cujas obras de raiz encontram-se  em fase avançada.

O perimetro da base  que foi ampliado, as obras de requalificação  contemplam também gabinetes e alojamentos para o efectivo.

A construção do cais e a requalificação da Base Costeira do Soyo está a ser executada na província do Zaire e tem como principal objectivo dotar as Forças Armadas Angolanas , com infraestruturas modernas com padrões de qualidade.

A nova Base Costeira do Soyo terá um novo  comando ,  centro de vigilância marítima, comando das esquadrilhas, escolas, bem como um cais com três pontes de acostagem.

Contará também com alojamento para Oficiais, Sargentos, Praças e para as esquadrilhas.

O projecto contempla ainda a reabilitaçao do antigo comando da região assim como o edifício do Estado-Maior e uma enfermaria.

A actual Base Naval é constituída na sua maioria por infraestruturas construídas na década de 60 e 70 e, que já não apresentam  condições necessárias.

Para além dos edifícios existentes se revelarem  também inadequados para uma unidade de apoio, às operacoes navais e a base naval .

Para o Representante da Marinha de Guerra Angolana junto da Mota-Engil Angola, empresa que executa as obras da futura Base Costeira do Soyo, Tenente-de-Navio engenheiro Evaristo Campos Cahombo, é uma obra de grande envergadura para as Forças Armadas Angolanas e, em particular, para a Marinha que servirá para a satisfação de todos efectivos e não só.

A conclusão das obras  estão previstas para 2023. A  1ª fase da estará concluída este ano . A infraestrutura está ser erguida numa área  de 130 mil metros quadrados.