NOTÍCIA
  • 03 Jun 2022

LOBITO GANHA CENTRO REGIONAL DE VIGILÂNCIA MARÍTIMA E DE OBSERVAÇÃO COSTEIRA

A Região Naval Sul  foi contemplada com um Centro Regional de Vigilância Marítima e três Centros Radiotécnicos de Observação Costeira (CROCs).

Os meios juntam-se  aos já existentes num total de sete.

Com a instalação  destes sistemas as  missões de vigilância marítima serão mais eficientes na  componente operacional para o patrulhamento e garantia da segurança  do  espaço marítimo nacional.

Em  declarações à Imprensa, o Comandante da Região Naval Sul, Vice-almirante Tomás Felgueiras Neto, enalteceu o esforço do Executivo pelo investimento  que garante maior capacidade de cobertura operacional no plano da vigilância marítima, com realce para o combate a imigração  e pesca ilegal.

O Comandandante, garantiu que o investimento realizado na região poderá estender-se à requalificação das antigas instalações que pertenciam a ex-EPAM, actual Academia Naval que funciona em instalações provisórias em Luanda desde 2011.

“Estamos muito bem na execução física, mas devido a dificuldades financeiras, sentimos alguns atrasos.  Se tivermos  garantias financeiras, será  possível em três meses termos  a obra terminada em Junho do corrente”, referiu.

O Vice-almirante Tomás Felgueiras anunciou também, a construção de um estaleiro naval a ser erguido na cidade do Lobito província de Benguela.

“Uma vez construído e instalado o equipamento no  futuro estaleiro, as revisões e reparações dos navios estarão  muito mais facilitados”.

Em relação ao melhoramento da dieta alimentar das tropas, o responsável militar informou que o Comando apostou na granja do Culango onde  se desenvolve agricultura, tendo neste momento 2,5 hectares preparados para o cultivo de cebola e tomate que serão colhidos dentro de três meses.

Já no campo da agropecuária, a produção conta com mais de 100 cabeças de gado e mais de 30 caprinos.