NOTÍCIA
  • 05 May 2022

CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA PORTUGUESA VISITA ANGOLA

Luanda - O Chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa Almirante Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia de Melo, iniciou nesta quinta-feira,  uma visita de trabalho de dois dias a  Angola, no quadro das relações de cooperação.

A visita tem como objectivo  renovar os compromissos de cooperação e intensificar as relações bilaterais entre a Armada Portuguesa e a Marinha de Guerra Angolana.

A sua chegada  a Luanda , o  Almirante Henrique Eduardo Passaláqua recebeu cumprimentos de boas vindas do Vice-almirante Valentim Alberto António, segundo Comandante da Marinha de Guerra Angolana, em representação do Comandante do Ramo.

Ainda hoje no  encontro que manteve com os membros do Comando da MGA, o Almirante luso foi informado sobre a organização e funcionamento do Ramo, das suas perspectivas e do investimento que o Executivo está a realizar na MGA.

Na ocasião , o Vice-almirante Valentim António afirmou que há espaço para ampliar e explorar as relações de amizade no âmbito da cooperação existente entre as duas marinhas de modo que  o projecto de desenvolvimento da MGA não se esgote nas actividades desenvolvidas actualmente.

“Entendemos que deverá haver novos campos a desbravar,  esquemas em curso a melhorar e novas metas a atingir”, referiu o dirigente militar angolano.

Neste sentido , afirmou  que quando a vontade é muita, só a imaginação pode condiocionar o horizonte.

O visitante  luso cumpriu hoje ( quinta-feira) , uma intensa jornada de trabalho na Base Naval de Luanda cuja agenda o levará ao Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, ao Chefe do Estado Maior General e à Região Naval Norte, Soyo.

No quadro da sua visita, atracou no dia 03 de Maio, no Porto de Luanda, o navio NRP Viana do Castelo pertencente à Marinha de Guerra Portuguesa, pela segunda vez, com 50 militares a bordo.

O navio Viana do Castelo, modelo P360, regressa a Angola quatro anos depois da primeira visita feita ao país, apoiando a primeira visita oficial do actual CEMA português e seguir missão no âmbito da iniciativa “Mar Aberto”, disse o Comandante do navio, Capitão-de-Fragata Paciência da Silva.                                                                          

De recordar que o referido navio foi desenhado pelos engenheiros e construtores navais de Portugal, em Viana do Castelo, e é operado pelos marinheiros portugueses. É o primeiro da classe de patrulha oceânica de Portugal, tem 83 metros de comprimentos, 13 de largura, uma altura a baixo da linha da água de 4 metros, deslocamento de peso total de 1.850 toneladas, construído para busca e salvamento.

Quanto à sua autonomia no mar, o Capitão-de-Fragata Paciência da Silva informou que  depende da velocidade que for praticada, variando entre 30 a 40 dias sem precisar de abastecimento de combustível e 60 de alimentação.