NOTÍCIA
  • 03 Dec 2020

ABERTO ANO DE PREPARAÇÃO OPERATIVA, COMBATIVA E EDUCATIVO-PATRIÓTICO 2021-2022 DAS FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS

A 20ª Brigada de Infantaria Motorizada da Região Militar Norte foi a unidade escolhida para albergar o Acto Central da abertura do Ano de Instrução 2021/2022 das FAA. Presidiu o acto Sua Excelência General-de-Exército, Egídio de Sousa e Santos, Chefe do Estado-maior General das FAA.

Este ano a cerimónia foi restrita e aconteceu no vale do Loge-Bengo numa das Unidades da 20ª Brigada de Infantaria motorizada num ambiente típico de campo. Ela consistiu na recepção da alta entidade em parada, Incorporação do Estandarte nacional, entoação do Hino pela Banda de Música do Exército, leitura da mensagem de boas-vindas pelo General Cmdte do Exército, Compromisso de Honra do Efectivo das FAA na voz do Brigadeiro Chefe da Direcção de Comunicação e Imagem e Porta-voz do EMGFAA, Passagem de testemunho entre o EXE e a FAN, Discurso da alta entidade, o tradicional grito de Bravura e a visita guiada na Exposição de meios e técnica em uso nas FAA. 

Dos presentes no acto Destacamos a Dra. Mara Quiosa Governadora do Bengo, Tenente-general Américo Gaspar dos Santos, representante do Ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, Chefes dos Estados-maiores Adjuntos, Cmdtes dos Ramos das FAA, dentre outras individualidades militares, Diplomatas Militares, Governamentais e Autoridades Tradicionais.

Na mesma senda, no segundo dia do corrente mês a Marinha de Guerra Angolana realizou ao contrário do que tem sido hábito na sala de conferências ““Comandante Orlog’’ na Base Naval de Luanda, a abertura do ano de preparação operativa, combativa e Educativo-Patriótico 2021-2022. 

Presidiu o acto em representação do Almirante Comandante o Vice-Almirante Valentim Alberto António, 2º Comandante do Ramo.

O Vice-Almirante Augusto Pedro, Comandante da Esquadra Naval Operacional nas vestes de anfitrião fez as honras de casa e no final do acto garantiu que apesar da situação atípica a Esquadra Naval Operacional vai continuar a cumprir as suas missões: