NOTÍCIA
  • 12 Apr 2022

EFECTIVOS DA MARINHA FRANCESA REALIZARAM EXERCÍCIOS CONJUNTOS COM A MGA

Luanda - O  navio de patrulha da Marinha de Guerra da França   batizado por Commandante Birot , esteve atracado de 26 a 31 de Março, no Porto de Luanda , onde durante a permanência, os  seus efectivos realizaram exercícios conjuntos com forças da Marinha de Guerra Angolana (MGA), no âmbito da cooperação  da segurança marítima .

Comandado  pelo Capitão-de-Corveta Sébastien, a embarcação  que cumpre uma missão de três meses na zona do Golfo da Guiné,  tem a bordo mais de 90 especialistas Naval da Marinha de Guerra da França . 

O navio cumpre uma missão denominada “Corymbe 2022”, que visa consolidar laços de amizade e cooperação, bem como aperfeiçoar a capacidade dos países que fazem parte da segurança marítima do Golfo da Guiné , de que Angola faz parte

Em  águas nacionais da Republica de Angola,  os efectivos franceses desenvolveram conjuntamente com os homólogos da MGA, exercícios navais de patrulhamento e controlo marítimo.

De acordo com o Comandante do navio francês Capitão-de-Coverta Sébastien, para além de desenvolver exercícios  conjunto de patrulhamento e controlo marítimo com  efectivos da MGA, foi realizado uma manobra de patrulhamento com o objectivo de controlar e identificar navios que circulam no mar angolano.

“Há necessidade de reforçar o patrulhamento marítimo angolano, por isso, o navio francês está aqui disponível para o efeito”, disse o oficial comandante da embarcação.

Revelou que, durante o período de permanência do navio “Commandant Birot”, foram constatadas algumas irregularidades a 100 quilómetros da costa angolana, onde alguns navios praticavam pesca ilegal.

“Estamos aqui para poder ajudar e intervir sobre esses fenómenos”, sublinhou.

O embaixador da França em Angola, Daniel Vosgien, fez saber que o seu país participa activamente na luta e combate contra os riscos e ameaças, assim como o tráfico ilegal, pesca ilegal e a pirataria.

Neste caso,  assegurou que a França está a trabalhar com  Governo angolano com vista formar oficiais da Marinha de Guerra Angolana, no âmbito da segurança marítima.

 

“A França  tem a missão permanente de assegurar a estabilidade do Golfo da Guiné, motivo pelo qual o navio patrulha “Commandant Birot” está em Luanda”, disse.

Relativamente  a cooperação, Daniel Vosgien sublinhou a importância da partilha de informação marítima entre os países do Golfo da Guiné onde Angola também participa,  para o conhecimento dos eventos a nível do oceano.

Em matéria de cooperação bilateral e de defesa marítima entre Angola e França, o diplomata disse que o seu país vai continuar  a trabalhar com os actores institucionais no domínio da defesa no  continente africano, na área de segurança marítima”.

Referiu ainda , que a cooperação entre Angola e França em matéria de defesa vai ser aprofundada atendendo as análises da situação de segurança entre os países membros da África Central .

Realçou que, em 2021, foram registados êxitos com a formação de 16 oficiais estrangeiros em França e em escolas regionais, bem como o ensino do francês a uma centena de efectivos das Forças Armadas Angolanas através da Alliance Française de Luanda.

Os membros da tripulação francesa visitaram  a Capitania do Porto de Luanda, Direcção de Política de Defesa Nacional e  a  Base Naval de Luanda.