NOTÍCIA
  • 10 Mar 2022

AUDITORES DO 2º CURSO DE DEFESA NACIONAL VISITAM A ESQUADRA NAVAL OPERACIONAL

Efectivos do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, participantes do  2º Curso de Defesa Nacional, visitaram no dia 23 de Fevereiro de 2022, em Luanda, a Esquadra Naval Operacional na Base Naval de Luanda da Marinha de Guerra Angolana (MGA).

Durante a visita  os  participantes da acção formativa promovida pelo Instituto de Defesa Nacional ( IDN), constataram o grau de organização e funcionamento da MGA.

Os auditores do IDN foram recebidos pelo Comandante do Instituto Superior da Marinha de Guerra Angolana, Vice-almirante Jorge Fortes Gabriel.

Na ocasião, o dirigente  militar informou aos auditores sobre o funcionamento da Marinha, sua componente operacional e como se articula com os outros ramos das Forças Armadas Angolanas integrantes do sistema de defesa militar da integridade territorial, independência e da soberania das instituições democráticas do país.

Durante a sua intervenção, reconheceu  a autoridade do Instituto de Defesa Nacional na capacitação em matéria de segurança, bem como na formação que tem nas distintas franjas académicas da sociedade.

Reconheceu de igual modo,  a capacidade de divulgação dos formadores do IDN no conhecimento de que a tarefa da nobre missão da defesa da Pátria é de todos os angolanos e não apenas os militares.

Na Esquadra Naval Operacional (ENO), os visitantes foram guiados pelo Chefe do Estado-Maior da daquele órgão da MGA, Capitão-de-Mar-e-Guerra Josemar Carvalho, que apresentou o informe sobre a ENO, a divisão do mar, as  suas principais tarefas.

Para o Director Geral Adjunto do Instituto de Defesa Nacional e coordenador da delegação, Hélder Kafala, o Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria tem a componente militar e não militar. Por isso, vê nessa interacção a oportunidade de o pessoal civil do ministério conhecer a vida numa unidade militar de formas a manter o contacto com o dia-a-dia da tropa.

Segundo o responsável, a Marinha de Guerra Angolana,  por intermédio da Base Naval, tem sido um  importante parceiro do  IDN .