NOTÍCIA
  • 01 Mar 2022

ESCOLA DE ESPECIALISTAS NAVAIS CAPACITA EFECTIVOS EM PREVENÇÃO E EXTINÇÃO DE INCÊNDIOS

Uma acção formativa em Prevenção e Extinção de Incêndios destinada a contribuir para o aumento da proficiência e capacitação do efectivo da Escola de Especialistas Navais, da Praia do Bebé, na Catumbela, província de Benguela, foi ministrada por formadores do Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros local, em colaboração com Assessores Portugueses .

O Curso que decorreu no período de 19 de Janeiro a 3 de Fevereiro de 2022, abordou temas como prevenção de incêndios, fenomenologia da combustão, táctica de extinção, matérias perigosas, meios técnicos contra incêndios e desporto técnico aplicado.

As matérias ministradas  têm certo

interesse para este estabelecimento de ensino,  âmbito da implementação do Curso de Aperfeiçoamento em Luta Pela Vitalidade , na edificação de um Centro de Treinamento para formação dos profissionais da MGA, no Combate e Prevenção de Incêndios.

A formação visa garantir a capacitação a nível de conhecimentos teórico-práticos, prontidão e organização para dar resposta a situações adversas de avarias ou sinistros que possam ocorrer, de forma aleatória, quer nas unidades navais, quer nas unidades em terra.

O Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros de Benguela, representado pelo Intendente Artur Mariano Inácio, Comandante Adjunto para a Gestão de Protecção Civil, ofereceu dois extintores de pó químico à Escola de Especialistas Navais.

No final da formação foi feita uma demonstração prática pelos formandos das técnicas apreendidas.

A cerimónia de encerramento foi presidida pelo Contra-almirante Eugénio Carlos André Tomás, da Região Naval Sul.

Na ocasião, o dirigente militar encorajou os responsáveis da  escola a continuar apostar na capacitação do efectivo do Ramo, tendo elogiado  os esforços e dedicação demonstrados pela assessoria portuguesa naquele estabelecimento de ensino.

Testemunharam  o acto ,o Comandante da escola, Capitão-de-Mar-e-Guerra, Romão Hossi e o Intendente Walter Benjamim Lucas, Comandante Municipal dos Bombeiros do Lobito.