NOTÍCIA
  • 27 Feb 2022

FUZILEIROS DA MGA PARTICIPAM NO CURSO DE INSTRUTORES

Um grupo de fuzileiros da Marinha de Guerra Angolana (MGA) participam desde dia 07 do corrente mês , no município do Ambriz, província do Bengo, num curso de instrutores , ministrado por especialistas da Marinha dos Estados Unidos da América .

A formação que decorre na Escola de Fuzileiros Navais terá a duração de 5 semanas e visa  capacitar os  futuros instrutores  de novas técnicas desta especialidade .

O acto de abertura do curso foi orientado pelo Comandante Adjunto para Educação Patriótica da Marinha de Guerra Angolana, Vice-almirante Victor Fernando Alberto e contou com a presença de representantes da embaixada dos EUA, em Angola.

Na ocasião,  o Vice-almirante Victor Fernando Alberto,  referiu que  o curso de instrutores de fuzileiros intensifica e fortalece as relações existentes entre os dois países.

Aos instrutores norte-americanos, o responsável militar pediu inteligência e paciência no decorrer do curso, face aos eventuais constrangimentos que poderão encontrar ao longo do processo de formação.

O Vice-almirante  lembrou que a cooperação entre Angola e os EUA, em termos de Marinha, data desde 2014, com a participação de um oficial fuzileiro da MGA na Universidade Corpo de Fuzileiros Navais nos Estados Unidos da América e outro em 2019, no curso de Operações de Segurança na carreira de tiro.

Durante cinco semanas aos futuros instrutores fuzileiros angolanos serão ministradas matérias  ligadas às novas técnicas para melhor liderar, treinar e orientar as tropas bem como cuidar de fuzileiros navais e garantir a  sua prontidão combativa

Para o representante da embaixada norte-americana, Greg Segas, a formação representa uma das primeiras oportunidades que o seu país tem a honra de auxiliar na formação táctica das forças militares angolanas.

No domínio da segurança marítima angolana, o diplomata norte-americano considera ser igualmente prioridade “máxima” para os EUA, tendo reafirmado o compromisso do seu Governo em fortalecer e melhorar a segurança marítima de Angola e o desenvolvimento profissional das Forças Armadas Angolanas.