NOTÍCIA
  • 24 Dec 2021

CARTOGRAFIA NAVAL REUNE MARINHEIROS NA BASE NAVAL DE LUANDA

As Ciências do Mar alinhadas com a Missão da Marinha foram tema de uma palestra proferida pelo Director-Geral do Instituto Hidrográfico de Portugal, Contra-almirante Carlos Manuel Soares, no Centro de Conferências Comandante Orlog da Marinha de Guerra Angolana, no passado dia 8 de Dezembro, em Luanda.

O  evento reuniu marinheiros na Base Naval de Luanda com a finalidade de aumentar o nível de conhecimento dos efectivos, tendo o palestrante alertado que o país precisa cooperar com aqueles que têm mais domínio sobre as ciências do mar.

“É isso que estamos a fazer agora com os acordos de desenvolvimento que já temos. Angola tem grande potencial de recursos humanos, precisamos apenas neste momento arranjar modos de cooperação entre o Instituto de Hidrografia de Portugal e a Marinha de Guerra Angolana, referiu.

O Contra-almirante Carlos Manuel Soares explicou que a palestra teve como objectivo mostrar as preocupações que se devem ter com a Hidrografia, e que necessidade a Hidrografia tem para o normal funcionamento da Marinha de Guerra Angolana.

Mostramos como ela pode ser útil para toda sociedade em termos de desenvolvimento das ciências do mar, e como podem ser úteis para o cidadão que desenvolve a sua actividade social, frisou.

Por outro lado, Comandante Adjunto da Marinha de Guerra Angolana para Educação Patriótica, Vice-almirante Víctor Fernando Alberto, disse que a palestra revestiu-se de grande importância e simboliza o reforço da cooperação entre as duas Marinhas. 

No final, o Vice-almirante agradeceu o empenho de todos e também pela disponibilidade  dos meios técnicos que servirão para a Escola de Especialista Navais.

Neste momento de reequipamento e apetrechamento do Ramo, a Marinha sempre contou com a prestimosa ajuda da Marinha de Guerra Portuguesa na formação de quadros, com o auxílio dos seus consultores portugueses em Angola”, enalteceu.