NOTÍCIA
  • 27 Oct 2021

GOVERNADOR PROVINCIAL PRESIDE CERIMÓNIA DO 30º ANIVERSÁRIO DAS FAA

As unidades militares na província do Namibe festejaram o dia das Forças Armadas Angolanas no passado dia 9 de Outubro, cujo acto foi presidido pelo Governador Provincial, Dr. Augusto Archer de Sousa Mangueira, ocorreu na Base Central de Abastecimento nº 3 (BCA), na cidade de Moçâmedes.

 

Na sua intervenção, o governante enalteceu o papel relevante das FAA na defesa da pátria e conquista da paz, bem como a manutenção da estabilidade, garantia do normal funcionamento das instituições democráticas do Estado e da integridade territorial.  

 

As Forças Armadas Angolanas (FAA) são o símbolo de unidade nacional da República de Angola e foram fundadas aos 09 de Outubro de 1991.

 

A institucionalização das FAA consubstancia a materialização do preceituado nos Acordos de Bicesse (Portugal), rubricados em 1991, entre o Governo angolano e a UNITA, ao abrigo do qual seriam fundidas as Ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), exército governamental, e as extintas Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), então componente militar da UNITA. Passados três décadas, as FAA constituem motivo de orgulho nacional e encarnam, na sua essência, os valores mais elevados do patriotismo e da cidadania (FAA.ao).

 

Durante o acto, alguns militares foram contemplados com certificados de honra em  reconhecimento das suas qualidades no desempenho das suas funções.

 

Lembre-se que a abertura do programa em saudação aos 30 anos da criação das FAA, foi presidida pelo Coronel Makili, Comandante da Escola das Armas e Serviços do Namibe. Estiveram presentes no acto distintos membros do Governo do Namibe, Oficiais Superiores, Capitais, Subalternos, Sargentos e Praças