NOTÍCIA
  • 27 Oct 2021

ENTREVISTA

Com o falecimento do Capitão-de-Fragata Adriano Manuel Neto “Madidi”, então Comandante da Banda de Música, a nossa equipa manteve em conversa com o responsável interino da banda, Tenente-de-Fragata José Manuel Panda Rafael "Panda".

 

Banda de Música da Marinha de Guerra Angolana é uma unidade musical e polifónica de execução rítmica e melódica de diversas obras musicais, de carácter militar e civil.Foi fundada aos 10 de Agosto de 2001. Foi um projecto do então Comandante do Ramo, Almirante Reformado Gaspar Rufino, e teve como primeiro comandante o Capitão-de-Fragata Adriano Manuel Neto “Madidi” (em memoriam). Para a constituição do grupo, o efectivo seleccionado frequentou uma formação de cinco anos que terminou em 2006.

 

Qual é a principal missão da Banda?

 

Tem como principal missão a participação nas cerimónias militares a nível da Marinha de Guerra Angolana e do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, tais como o juramento da bandeira, ordem de honra, honras fúnebres, imposição de coroas nos túmulos dos soldados desconhecidos.

 

Quais são as principais dificuldades que enfrentam no dia-a-dia?

 

Uma das grandes dificuldades é a falta de uma sala adequada para a realização de ensaios. Pela natureza do nosso trabalho, temos que realizar ensaios constantes para que possamos estar preparados para as missões que nos são incumbidas. As dimensões da sala onde ensaiamos actualmente são muito pequenas, o tecto é muito baixo e dificulta de certa forma a apreciação das frequências musicais. Temo também o caso da aproximação do pessoal, é difícil trabalhar apertados tendo em conta que trabalhamos com instrumentos que produzem salivas. 

 

Perspectiva da Banda para os próximos tempos?

 

A grande perspetiva é a formação dos militares músicos com vista a preencher as vagas disponíveis na banda, também para mais coesão musical e capacitar ainda mais os já enquadrados. Perspectivamos também realizar concertos periódicos, actividades culturais que, por falta de locais adequados, não conseguimos.

Quero acrescentar que todo músico tem que ter uma atenção especial tendo em conta a especificidade da actividade musical principalmente porque acarreta alguns riscos de saúde como problemas de visão, audição, hemorróide, hérnia e infecção pulmonar quando não são observados alguns princípios tais como boa alimentação que, felizmente, a Direcção de Logística do Ramo tem prestado essa atenção à nossa banda de forma a que certas doenças não apareçam. Por isso, o controlo sanitário de rotina é sempre necessário.