NOTÍCIA
  • 27 Oct 2021

DIPLOMACIA MILITAR LEVA EMBAIXADORA SUECA À MARINHA DE GUERRA ANGOLANA

O Comandante da Marinha de Guerra Angolana, General Jorge Manuel dos Santos “Sukissa”, recebeu em audiência a Embaixadora do Reino da Suécia, Ewa Polano, nesta quinta-feira, 20, no Comando da MGA, em Luanda, que serviu para apresentar o Adido de Defesa do seu país, recém-acreditado em Angola, Capitão-de-Fragata Shahim Olesen Egharhi.

 

Durante a audiência a Embaixadora Ewa Polano, disponibilizou-se em apoiar o plano de modernização do Ramo com serviços de montagem de equipamentos de alta tecnologia a nível das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a protecção da costa angolana.

 

Numa altura em que as relações entre os dois países assinalam 51 anos, a diplomata sueca não escondeu o interesse do seu país em investir em Angola, garantindo que vê no nosso país grandes potencialidades de cooperação e esta é uma excelente oportunidade para oferecer serviços tecnológicos daquele país com vista a ajudar na melhoria de vida da população angolana.

 

“O Reino da Suécia tem estado a acompanhar o “grande” desempenho de Angola nas questões ligadas à África, principalmente na Região dos Grandes Lagos, na SADC e no Golfo da Guiné, o que aumenta a visibilidade de Angola no mundo e, por isso, a Suécia quer estar sempre presente como esteve nos últimos 51 anos”, referiu.

Sobre a acreditação do novo Adido de Defesa do Reino da Suécia em Angola, a Embaixadora Ewa Polano disse ser “muito importante” para o processo de reforço de amizade e cooperação nessa nova fase de relação bilaterais profícuas entre os dois países.

 

“A Suécia e Angola têm uma relação de excelência desde 1970”, sublinhou.

De realçar que o novo Adido de Defesa não residente do Reino da Suécia, o Capitão-de-Fragata ShahimOlesenEgharhi, foi acreditado pelo Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, no dia 20 de Outubro de 2021.