NOTÍCIA
  • 23 Aug 2021

ORGANIZAÇÕES JUVENIS DOS PARTIDOS COM ASSENTO PARLAMENTAR APRIMORAM CONHECIMENTOS EM MATÉRIAS SOBRE DEFESA NACIONAL

Os jovens representantes dos partidos políticos com assento na assembleia nacional iniciaram na última segunda-feira o curso de defesa nacional ministrado pelo Instituto de Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria.

O Museu Nacional de História Militar acolheu o acto de abertura do primeiro curso sobre Defesa Nacional para a juventude partidária, cujo objectivo foi de capacitar os jovens políticos em matérias sobre defesa e segurança nacional, como fez saber o Director Geral do Instituto de Defesa Nacional, Vice-almirante António José de Oliveira Miranda “o Instituto de Defesa Nacional decidiu preparar e realizar este curso no interesse de contribuir para a sua aformação e consciecialização no domínio da Segurança e da Defesa Nacional”.

O dirigente do acto reconheceu por outro lado, que independentemente da filosofia partidária, a segurança nacional é uma matéria de interesse colectivo “trata-se, pois, de uma matéria de natureza republicana, do interesse de todos os cidadãos, independentemente da filosofia política de que cada um seja adepto”. O Vice-Almirante prosseguiu dizendo que, se existe temas políticos para os quais se exige o maior consenso dos diferentesb partidos políticos, um deles é a segurança nacional. Finalizou. 

Durante o período de formação, os representantes do MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS e FNLA terão contacto com matérias como: a Segurança enquanto finalidade do Estado; o Sistema de Segurança Nacional, definido na constituição como o instrumento para promover a segurança nacional; e o lugar e papel da Defesa Nacional no seio do Sistema de Segurança Nacional.

Texto: Cisco Vemba

Foto: 2.º Sgto Gerson Balodika