EFECTIVOS DAS FAA MOBILIZADOS PARA O PLANTIO DE MANGAIS
O Tenente-general Manuel Augusto Paiva esteve a frente dos efectivos das Forças Armadas Angolanas que participaram quinta-feira última no plantio de mangais, na praia do Tapo no Bairro do Ramiro aqui em Luanda. Foram plantadas cerca de 27.030 mangais com o objectivo de proteger a orla marítima e assim preservar o meio ambiente e concomitantemente o ecossistema marinho.
A Associação não governamental “Otchiva” que significa Lago, Lagoa ou zona húmida em língua nacional umbundo, agendou esta actividade para dar sequência ao repto lançado pelo Vice-presidente da República Bornito de Sousa à comunidade internacional de que o país vai plantar um milhão de mangais até Dezembro deste ano.
A actividade contou com a participação das Embaixadas Britânica, Americana e Sueca, bem como de algumas escolas localizadas na região do Ramiro.
Os mangais são o berçário de todo o ecossistema marinho, a saber peixes, crustáceos, (caranguejos, camarões e caracóis) e tudo aquilo que conhecem que é proveniente do mar. Daí a protecção dos mangais pois deles vem cerca de 70% da nossa alimentação, defendeu Mónica Martins, membro fundadora daquela Associação Não Governamental. Para mais informações contactem o site, www.otchivaorg.ao .
Todo mangal deve ser protegido por constituir um espaço vital e de reprodução de muitas espécies marinhas como por exemplo o peixe que vai à nossa mesa.