NOTÍCIA
  • 27 Apr 2021

FAN RECEBE NOVOS QUADROS

O Comando da Força Aérea Nacional, realizou no passado dia 24 de Março de 2021, na Unidade de Apoio (ex-CLAFA) à cerimónia de integração, promoção e nomeação de militares recém-chegados da Federação Russa e da República de Cuba. O acto singelo foi presidido por Sua Exa. Tenente-General Virgínio António da Cunha Pinto, Chefe do Estado-Maior da FAN, por incumbência do General-Comandante da FAN. Marcaram presença no acto, Oficiais Generais, Superiores, Capitães e Subalternos e Assessores russos.

Os finalistas terminaram com êxito cursos superiores militares, nas especialidades de Emprego de Meios de Direcção de Aviação e Organização do Tráfego Aéreo, Engenharia Informática, Telecomunicações, Defesa Anti-Aérea e Medicina Geral.

Foram no total 16 jovens finalistas, 15 (quinze) rapazes e 1 (uma) menina, onde 9 deles fizeram a sua formação na República de Cuba, na Universidade Médica de Havana e no Instituto Técnico Militar “José Martí”, e 7 na República Federativa da Rússia, na Academia Militar de Tchiliabinsky. Dentre eles, a finalista Isabel Soreto de Almeida Sozinho por ter terminado o curso de medicina geral, foi promovida ao grau militar de Tenente, e os demais promovidos à Subtenente. 

Após serem promovidos, o finalista Subtenente Djalmir Quipipa, fez a leitura do juramento de fidelidade, onde os mesmos comprometeram-se em defender a Pátria e os interesses da soberania do Estado Angolano.

O dirigente T/G Virgínio Pinto, ao intervir no acto, realçou que a formação profissional é um imperativo que consiste num conjunto de actividades feitas com o objectivo de adquirir os conhecimentos teóricos e práticos para alcançar um melhor desempenho do profissional, e disse aos recém-promovidos “A vossa formação não terminou apenas com o que aprenderam, mas também vão ter que agregá-la a outras valências, nomeadamente a Disciplina, Organização, Desempenho e Prontidão”. 

A finalizar o seu discurso, Sua Excelência Tenente-General Virgínio António da Cunha Pinto, chamou a atenção aos novos Quadros ora promovidos dizendo “Vós sois hoje, pilares desta grande família Força Aérea, onde forem colocados sejam altos facilitadores das vitórias dos Comandantes e Chefes a distintos níveis. Partilhem os vossos conhecimentos com os demais, trabalhem em equipa e cultivem o espírito de inter-ajuda”. Desejou, finalmente, êxitos e sucessos a todos os jovens na carreira militar.